Últimas
dartanhan

Artigo: Dona Zefa – Gastronomia e Cultura Popular em Cruz das Almas.

 

O Bairro de Cruz das Almas cresceu e modernizou-se, cercado por uma bela praia que contribuiu efetivamente para a expansão imobiliária.

Com a venda dos antigos terrenos e sítios, tem início a construção de residências sofisticadas e modernos edifícios de apartamentos. Ganhou faculdade, o maior e mais moderno shopping de Maceió e estabelecimentos comerciais.

Não cultuo o crescimento vertiginoso que acontece nos dias de hoje, prefiro a parte do bairro que conserva o seu antigo povoado, tem a igreja, a escola, o posto de saúde e algumas casas antigas, formando um centro cortado pela rodovia e formando uma praça, com ponto de ônibus.

Conheci através de Carlos Alberto Moliterno, poeta e filho dos escritores Anilda Leão e Carlos Moliterno a história de sua vizinha, Dona Zefa, especialista em cozidos de galinha, guisadas ou ao molho pardo, além de um famoso sarapatel. Ascendência indígena e natural da Viçosa, sempre ao lado de sua companheira Menininha, ainda tem na cabeça as músicas do Reisado que dançou quando jovem na Princesa das Matas. Com problemas nas mãos, aposentou aos 85 anos os dotes culinários para tristeza de todos…

 

*Imagem: Carlos Alberto Moliterno.

Dartanhan Holanda

Escritor e membro da Academia Maceioense de Letras.

É autor dos livros:

Igreja Nova (Romance)

A Foz – A Magia Aqui Se Faz Presente (Contos)

Retratos do Paraíso (Contos)

Antologia Valores de Minha Terra.

 

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *