Últimas

Calendário com Série D está em jogo para os pequenos na reta final dos Estaduais

Red Bull enfrenta o São Paulo nas quartas. Mas mais que isso, seca Botafogo-SP e XV de Piracicaba. Vaga na Série D é prioridade

Marcos Bezerra/Futura Press

Red Bull enfrenta o São Paulo nas quartas. Mas mais que isso, seca Botafogo-SP e XV de Piracicaba. Vaga na Série D é prioridade

Uma das principais reclamações dos times menores dos Campeonatos Estaduais é a falta de um calendário cheio para toda a temporada. A realidade da maioria é disputar o torneio regional até abril e depois esperar longos meses até o próximo estadual. Para evitar este cenário, o grande objetivo vai além de uma vaga entre os melhores da sua vizinhança. É conseguir uma vaga na Série D, a quarta divisão nacional. 

É isso que está em jogo nas rodadas finais dos Estaduais. A Série D, criada pela CBF em 2009, conta com 40 clubes. Entre eles estão os quatro rebaixados da Série C do ano anterior. Os outros 36 são variáveis de ano para ano. As nove federações mais bem ranqueadas na CBF indicam dois clubes. As outras 18 indicam uma cada. 

Em São Paulo, por exemplo, líder do ranking de federações, dois times que não estão nas três primeiras divisões nacionais ganham vaga na Série D. Em 2014, o Ituano e o Penapolense estiveram no torneio. Como não conseguiram o acesso para a Série C, perderam o direito em 2015. 

Maurício Barbieri, técnico do Red Bull Brasil, caçula do Paulistão e já classificado para a segunda fase do campeonato, disse no início do Estadual que o torneio era apenas uma forma de alcançar uma competição nacional. O clube terá a concorrência de Botafogo de Ribeirão Preto e XV de Piracicaba, que também avançaram. Apenas os dois com melhor campanha no final do torneio poderão celebrar a vaga. 

O regulamento do Paulistão acabou prejudicando times que somaram mais pontos, mas que ficaram em grupos mais fortes. O Osasco Audax, por exemplo, teve a sétima melhor campanha do campeonato. Ainda assim, por estar num grupo com dois times de Série A (Corinthians e Ponte Preta) ficou de fora das quartas e consequentemente da Série D.

Em Minas Gerais, a Caldense, líder da primeira fase, já tem vaga no torneio. O Villa Nova, sexto colocado, ficou com a outra vaga do Estado. No Rio, o Resende, campeão da Copa Rio de 2014, já está classificado. O Volta Redonda, melhor time do Estadual 2015 sem vaga em nenhuma das três principais divisões nacionais, jogará a Série D. 

Veja os times que já estão classificados para a Série D 2015 (17 das 40 vagas)

Caldense/MG (via estadual 2015)
Villa Nova/MG (via estadual 2015)
Central/PE (via estadual 2015) 
Serra Talhada/PE (via estadual 2015) 
CRAC/GO (rebaixado série c 2014)
Duque de Caxias/RJ (rebaixado série c 2014)
São Caetano/SP (rebaixado série c 2014)
Treze/PB (rebaixado série c 2014)
Guarani de Juazeiro/CE (via estadual 2015) 
Internacional/SC (via estadual) 
Metropolitano/SC (via estadual 2015) 
Interporto/TO (via estadual 2014)
Jacuipense/BA (via copa estadual 2014) 
Lajeadense/RS (via copa estadual 2014)
Nacional/AM (via estadual 2014)
Resende/RJ (via copa estadual 2014) 
Santos/AP (via estadual 2014)

Fonte: Ig.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *