Últimas

Coalizão árabe bombardeia centro de capital iemenita, diz agência

Publicidade

A coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita bombardeou neste sábado (4) vários bairros residenciais localizados no centro de Sanaa, a capital do Iêmen, assim como alguns escritórios do movimento xiita houthi, segundo a agência de notícias Efe. A informação não foi confirmada por outras fontes.

Se confirmada a informação, terá sido a primeira ofensiva contra o centro da capital do país, que atravessa uma crise política.

Segundo a Efe, ocorreram pelo menos três fortes explosões na cidade. O número de vítimas ainda não é conhecido. No entanto, a Efe especula que o número seja alto.

Desde o início da ofensiva militar da coalizão árabe no Iêmen contra os houthis, em 26 de março, os bombardeios tinham se limitado à periferia da capital, sem atingir o centro e seus bairros residenciais.

A operação militar tem por objetivo conter o avanço dos rebeldes houthis em direção à cidade de Áden, onde o presidente Abdo Rabbo Mansur Hadi havia se instalado antes de se refugiar em Riad, na Arábia Saudita. Segundo a France Presse, ao menos 185 pessoas, em sua maioria civis, morreram e mais de mil ficaram feridas em nove dias de combates nessa cidade.

Os ataques deste sábado também foram realizados contra as brigadas militares de Al Sama, leais ao ex-ditador iemenita Ali Abdullah Saleh, que renunciou durante a Primavera Árabe, em 2011.

Neste sábado (4), os milicianos houthis chegaram à cidade de Al Mukala, capital da província de Hadramaut, no leste do país, tomada há dois dias pelos jihadistas da Al Qaeda. Os rebeldes pretendem expulsar a facção terrorista, que instalou postos de controle nos principais acessos à cidade.

Fonte: Folha de São Paulo
www.folha.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *