Últimas

Com semblante pálido, papa celebra missa de Páscoa sob forte chuva

Publicidade

O papa Francisco celebrou neste domingo a missa de Páscoa, que marca a ressurreição de Cristo para os católicos, em meio à violência mundial em nome da religião.

A celebração aconteceu sob uma forte chuva na esplanada da Basílica de São Pedro, e foi presidida por pontífice de semblante pálido e severo.

Como em todos os anos, havia grandes canteiros de flores frescas e de cores vivas. À esquerda do altar, foi colocada uma grande imagem de Cristo.

Os fiéis se amontoaram embaixo de um mar de guarda-chuvas de cores variadas.

A terceira Páscoa celebrada por Francisco desde sua eleição em março de 2013 acontece sob a sombra do massacre de 148 estudantes de uma universidade do Quênia, a maioria deles cristãos, por atiradores da milícia islâmica Al Shabaab. O atentado deixou ainda 79 feridos.

O papa tem se referido diversas vezes nos últimos meses a uma ‘terceira guerra mundial’, que se desenvolve ‘por partes’.

‘Hoje vemos nossos irmãos perseguidos, decapitados e crucificados por sua fé, sob nossos olhos e às vezes com nosso silêncio cúmplice’, afirmou o papa na sexta-feira ao final da ‘Via Crucis’ no Coliseu São Francisco.

Os massacres e o número massivo de refugiados na Síria e no Iraque, o caos na Líbia e na Somália, com repercussões no Quênia, os enfrentamentos civis na República Centro-Africana, os atentados anticristãos em países como Paquistão, a repressão deles na China e na Coreia do Norte: é grande o número de países onde os cristãos se veem ameaçados.

O papa dará mais tarde sua bênção à cidade e ao mundo. Para o pontífice, a Semana Santa é um momento intenso e desgastante, com duas missas na quinta, o ritual de Paixão na Basílica de São Pedro e a ‘Via Crucis’ no Coliseu na sexta e no dia seguinte a Vigília Pascal que dura cerca de duas horas e meia.

Fonte: Folha de São Paulo
www.folha.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *