Comparativo: Lumia 535 vs Galaxy A3

Da Redação do site Tudocelular.com.br

O mercado de smartphones que não custam muitos dinheiros aos bolsos dos usuários é o mais feroz de todos, muito mais agressivo do que o de topo de linha. Vários dispositivos estão presentes neste bolo e escolhemos dois ótimos modelos para comparar desempenho, câmera e outros aspectos: os recentes Galaxy A3 e Lumia 535, aparelhos que foram lançados recentemente no Brasil e que tentam um lugar ao Sol, num mar de concorrentes diretos.

Design

Os dois aparelhos são bem diferentes do lado de fora, desde o material utilizado (alumínio no A3 e plástico no 535), passando pelas linhas mais retas do aparelho da Samsung e indo até a parte frontal onde o LCD aparece muito mais no smartphone da Microsoft do que no aparelho da fabricante sul-coreana. A pegada no Lumia é bem mais confortável por dois pontos: bordas mais curvadas e traseira com leve textura áspera. Por outro lado, o A3 é menor e encaixa melhor na mão, mas ainda perde em ergonomia. Olhando pela beleza, o Galaxy vai na frente e fica muito distante com o uso do alumínio, que ainda passa uma sensação de maior robustez e durabilidade do que o plástico. Olhando no lado de conexões, temos um problema bem grande no Galaxy A3: ele é dual-chip e isso é bom, mas há apenas duas portas e duas funções que são dividas. Ou você utiliza dual-chip, ou utiliza uma das portas para expandir a memória interna com um cartão microSD. Não é possível usar ambas as funções.

Hardware

Do lado de dentro há algumas diferenças também grandes, sendo que o Lumia 535 trabalha com um Snapdragon 200 rodando quatro núcleos em 1.2 GHz, mesma velocidade dos mesmos quatro núcleos que estão no Snapdragon 410 do A3, acompanhado de 1 GB de memória RAM (mesma quantidade do 535) e uma GPU Adreno 306, contra uma 302 no modelo da Microsoft. Mesmo com números bem diferentes, o desempenho não foi tão distante como poderia ser. Sim, o Galaxy A3 abriu mais rápido os apps do Facebook, Instagram e Twitter, mas com uma diferença não tão grande principalmente no Facebook. Em jogos, testamos o Minion Rush que, diferente dos apps, abriu a fase ao mesmo tempo – mas o app terminou de carregar o menu primeiro no smartphone da Samsung.

Câmera

O Lumia 535 vai de um sensor mais econômico e que trabalha com 5 megapixels, contra 8 megapixels do lado da Samsung. Em fotos com boas condições de luz o Galaxy A3 apresenta melhor balanço de cores e melhor contraste. Em fotos noturnas, a diferença cai um pouco e ambos os modelos apresentaram boa reprodução da pouca luminosidade que estava de noite. O Lumia 535 poderia aproveitar recursos da própria Nokia, agora Microsoft, que é bem famosa em sensores de imagens, mas não faz.

Conclusão

O Lumia 535 é um modelo que custa a metade do Galaxy A3, mas não apresenta desempenho e recursos 50% inferiores de seu concorrente. O custo-benefício é amigável do lado da Microsoft, mas é preciso lembrar de que o Google Play apresenta maior quantidade de apps e jogos, que são atualizados com maior velocidade do que o Windows Phone Store, que está no Lumia. Por fim, há 4G no A3 e isso pode ser um divisor de águas na hora da escolha do aparelho. Mesmo com pequena diferença em desempenho e câmera, os pontos positivos do A3 são maiores do que do Lumia. Seu único problema está na bandeja que não permite dual-chip com microSD e em seu preço, o dobro do Lumia.

(atualizado em 07 de abril de 2015, às 20:46)

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *