Últimas

Comparativo: Lumia 535 vs Moto E

Da Redação do site Tudocelular.com.br

O Lumia 535 é um dos smartphones de entrada da Microsoft, ex-Nokia, e um dos aparelhos com Windows Phone de menor custo. O Moto E é a entrada da linha Moto, da Motorola e o smartphone mais barato que a Motorola entrega, com um Android quase que totalmente limpo. Será que vale pagar um pouco mais e apostar no Android, ou a economia do Lumia 535 é vantajosa?

Design

Ambos os aparelhos apostam forte em um corpo que é bem resistente, mesmo que em um envólucro de plástico. O Moto E deixou de lado a traseira removível e adotou laterais removíveis, que entregam pontas bem ásperas e borrachudas, perfeito para uma pegada bem firme e confortável. Já o Lumia 535 vai de plástico mais reto na parte traseira e com linhas bem retas quando chega no vidro. Sua pegada também é confortável, mas o Moto E encaixa melhor na mão, além de não apresentar a frente com linhas tão retas.

Hardware

O modelo que utilizamos neste comparativo, do lado do Moto E, entrega processador Snapdragon 410, rodando quatro núcleos em 1.2GHz, mas ele pode ser um Snapdragon 200 em sua versão sem 4G, que é exatamente o mesmo processador que roda no Lumia 535, também com quatro núcleos e em 1.2 GHz. Acompanhando o processador, há 1 GB de memória RAM de ambos os lados e uma GPU Adreno 302 para os aparelhos em processadores Snapdragon 200, ou 306 no Snapdragon 410. Ao abrir apps do cotidiano, o Facebook abriu primeiro no Lumia 535, Twitter e Instagram abriram primeiro no Moto E. Já em jogos, testamos o Minion Rush e este título abriu primeiro no Lumia 535, mas carregou a fase com mais velocidade no Moto E. Esta mistura de melhores rendimentos entre ambos os aparelhos mostra que o processador, sozinho, não faz o Moto E trabalhar melhor do que o Snapdragon 200 do Lumia 535.

Câmera

Em fotos tiradas com boas condições de luz, o Moto E consegue melhor qualidade no balanço de cores e de contraste. Já para imagens com baixa quantidade de luz, o Lumia 535 conseguiu resultados melhores com melhor balanço de cores e com menor quantidade de granulado na foto. Ambos os sensores trabalham com exatamente a mesma quantidade de megapixels, totalizando 5 megapixels para cada lado.

Conclusão

O Moto E é um aparelho mais caro do que o Lumia 535, com pequenas vantagens para cada lado. Em fotos o Lumia conseguiu melhores resultados apenas em imagens noturnas, perdendo em fotos durante o dia. Já em desempenho encontramos um pequeno empate, já que alguns apps abriram primeiro no Moto E e outros apareceram primeiro no Lumia. Ambas as telas são IPS e de mesma resolução, com proteção Gorilla Glass 3 e bom ângulo de visão. Com tanto empate, o custo-benefício vai direto para o Lumia 535, mas que pode mudar quando lembramos que, hoje, o Google Play conta com melhores opções para apps e jogos, do que o Windows Phone Store. Não é nada alarmante, mas nossa escolha – por conta do Google Play – vai para o Moto E. Se sua grana estiver curta, vá sem medo para o Lumia.

(atualizado em 04 de abril de 2015, às 08:36)

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *