Últimas

Comparativo: Nexus 6 vs Moto X

Da Redação do site Tudocelular.com.br

O Nexus 6 ainda não chegou ao Brasil e a Motorola não comenta quando isso pode ocorrer, muito menos o Google. Mesmo assim resolvemos colocar este smartphone lado a lado de um primo distante, que compartilha de hardware bem semelhante e está disponível por um preço bem mais atrativo: o Moto X. Será que vale o investimento em um Android puro, ou é melhor economizar e levar um Android-quase-que-puro e da mesma marca?

Design

Por aqui os dois modelos são semelhantes em quase que todas as linhas, se não olharmos para o tamanho físico. Os dois entregam uma borda em alumínio com as mesmas divisões para antenas, com a mesma configuração de conectores e botões para funções como volume e liga/desliga. Além disso, os dois entregam uma traseira levemente curvada, mas a pegada mais confortável fica do lado do Moto X, por conta de seu tamanho reduzido. Ele encaixa com menor desconforto do que o Nexus 6, mesmo que com linhas bem semelhantes. Outra diferença em design está nas bordas de cima e debaixo da tela, que apenas no Nexus 6 oferece alto-falante dos dois lados e com reprodução em estéreo – o Moto X apenas mostra as grades, mas não reproduz áudio por ambas.

Hardware

Por aqui batemos na tecla da família 800 do Snaodragon, que apresenta pouca diferença quando avançamos os números e o desempenho é bem semelhante. O Nexus 6 vai de um Snapdragon 805 quad-core de 2.7 GHz e o Moto X vai de Snapdragon 801 que roda também quatro núcleos, só que em 2.5 GHz e acompanhado de uma GPU Adreno 330, contra a 420 do Nexus. Em memória RAM temos uma diferença bastante grande e que realmente apresenta melhorias para o Nexus 6, que entrega 3 GB contra os 2 GB do Moto X. Não que 2 GB não sejam capazes de rodar bem o Android, mas 3 GB rodam melhor uma quantidade maior de apps abertos ao mesmo tempo, sem demonstrar engasgos. Abrir apps como Facebook, Twitter e Instagram foi mais rápido no Nexus 6 e isso pode estar relacionado mais ao Android mais limpo do que aos 200 MHz extras do processador. Em jogos testamos o Asphalt 8, que diferente dos apps, abriu primeiro e terminou de carregar a pista Moto X. Em jogos esta diferença pode estar ligada ao número de pixels da tela, que é duas vezes maior no Nexus 6 do que no Moto X – a GPU trabalha duas vezes mais, o processador trabalha mais e isso faz com que o desempenho caia.

Câmera

Os dois aparelhos contam com sensor de imagens que trabalha em 13 megapixels. O Moto X conseguiu fotos com maior quantidade de brilho (melhor HDR) do que o Nexus 6, mas a quantidade de detalhes ficou melhor no Nexus 6 e isso está relacionado ao pós-processamento que é feito pelo app Google Câmera de forma superior ao que o app da Motorola faz. Em fotos noturnas esta diferença é ainda maior e o Moto X apresentou imagens mais granuladas. Os dois tiveram um trabalho grande na hora de focar com pouca luz, perdendo o foco com grande facilidade.

Conclusão

Os dois modelos testados contam com 32 GB de armazenamento interno, sem possibilidade de expansão, o que é bom para boa quantidade de apps e jogos. A bateria do Nexsus 6 é bem maior e isso resulta em maior autonomia – mesmo que o Android puro não trabalhe com quase que nenhum bom gerenciamento de energia nativo (sim, basta baixar algum app que faça isso). O Android do Nexus 6 é atualizado antes de todos os outros concorrentes, o que gera outro ponto positivo para a linha Nexus. O problema é que o Nexus 6, lá fora, é bem mais caro do que o Moto X, que não apresenta pontos negativos tão grandes para compensar o “deixa de lado, leva um Nexus 6”. Mesmo se o Nexus 6 chegar no Brasil, a compra do Moto X ainda trará um custo-benefício bem maior. Ah, outra coisa, o Nexus 6 não conta com traseira de couro ou bambu, algo exclusivo do Moto X.

(atualizado em 08 de abril de 2015, às 11:36)

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *