Últimas

Corpo de Antônio Abujamra deixa apartamento, em São Paulo

O corpo de Antônio Abujamra deixou o apartamento e foi levado pelo carro funerário no fim da tarde desta terça-feira, 28. O diretor morreu nesta madrugada, aos 82 anos de idade. Um amigo da família conformou ao EGO que Abujamra sofreu um infarto. “Ele teve um infarto enquanto estava dormindo. Foi o que os médicos passaram para gente”, disse José Paulo Cunha, que está acompanhando os trâmites para retirada do corpo da residência do ator e diretor.

saiba mais

EGO NAS REDES SOCIAIS

O velório de Antônio Abujamra acontece nesta terça-feira, 28, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Corpo será cremado na quarta-feira, 29, no Crematório Vila Alpina, na  Zona Leste da cidade.

Abujamra apresentava o programa “Provocações” da TV Cultura. A emissora divulgou, nesta manhã, um comunicado sobre a morte do diretor. “Faleceu na manhã desta terça-feira (28/4), aos 82 anos, o apresentador do programa Provocações, da TV Cultura, Antônio Abujamra. A causa da morte ainda não foi divulgada. Abu, como era conhecido, era diretor de teatro, ator e dramaturgo. Deixa dois filhos e dois netos. As informações sobre local do velório e sepultamento serão comunicadas no decorrer do dia”.

Carreira
Antônio Abujamra era conhecido por sua irreverência e humor crítico. Foi um dos principais diretores da TV Tupi e ficou famoso entre o público por seu papel na novela “Que Rei sou Eu”, da Globo, de 1989. Também participou de “Cortina de Vidro” (SBT, 1989), “Amazônia” (Manchete, 1992), “Andando nas Nuvens” (Globo, 1999) e “Terra Nostra” (Globo, 1999), entre outras. Seu último papel em novelas foi em 2011, em “Corações Feridos”, do SBT, e no cinema ocorreu em 2012, em “Brichos 2 – A Floresta é Nossa”.

No entanto, foi no teatro que ele fez sua história. Em 1967, quando cursava a faculdade de jornalismo na PUC, ele começou como crítico teatral. Mas logo se envolveu na montagem e direção das peças da faculdade. A sua estreia profissionalmente foi em 1962 dirigindo “Raízes”, de Arnold Wesker.

Em 1963, ele funda o Grupo Decisão com Antônio Ghigonrtto e Emílio Di Biasi, com a intenção de fazer um teatro político, influenciado por Bertold Brecht. Também trabalhou com Nicette Bruno e Paulo Goulart no Teatro Livre. Em 1980, dedicou-se a recuperar o “Teatro Brasileiro de Comédia”, em um movimento que acaba lançando grandes  nomes, como Millôr Fernandes.

Corpo do apresentador Antônio Abujamra deixa apartamento  (Foto: Paduardo / ​​​AgNews​)Corpo do apresentador Antônio Abujamra deixa apartamento (Foto: Paduardo / ​​​AgNews​)
Gregório Bacic - Corpo do apresentador Antônio Abujamra deixa apartamento  (Foto: Paduardo / ​​​AgNews​)Gregório Bacic  (Foto: Paduardo / ​​​AgNews​)
Corpo do apresentador Antônio Abujamra deixa apartamento  (Foto: Paduardo / ​​​AgNews​)Corpo do apresentador Antônio Abujamra deixa apartamento (Foto: Paduardo / ​​​AgNews​)
Corpo do apresentador Antônio Abujamra deixa apartamento  (Foto: Paduardo / ​​​AgNews​)Corpo do apresentador Antônio Abujamra deixa apartamento (Foto: Paduardo / ​​​AgNews​)
Corpo do apresentador Antônio Abujamra deixa apartamento  (Foto: Paduardo / ​​​AgNews​)Corpo do apresentador Antônio Abujamra é levado em carro funerário (Foto: Paduardo / ​​​AgNews​)
Corpo do apresentador Antônio Abujamra deixa apartamento  (Foto: Paduardo / ​​​AgNews​)Familiares e amigos de Antônio Abujamra ao frente ao prédio do diretor e ator (Foto: Paduardo / ​​​AgNews​)

Fonte: Ego.globo.com

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *