Últimas

De 1931, 'Drácula' é eleito como 'filme para ver antes de morrer'


20/04/2015

19h01


da Livraria da Folha

Com Bela Lugosi (1882-1956), “Drácula”, de 1931, está entre os títulos selecionados pela equipe de críticos de cinema responsável por “1001 Filmes para Ver Antes de Morrer”.

Lendas do Leste Europeu inspiraram Bram Stoker

“Pré-histórico em suas técnicas e preso a um roteiro limitado, o filme de Browning ainda consegue conservar boa parte de sua atmosfera decadente e sinistra ao jogar luz sobre a atuação de Lugosi”, diz o livro.

A adaptação do clássico de Bram Stoker (1847-1912) é um marco do cinema de terror. O conde da Transilvânia reapareceu diversas vezes, mas nenhuma com a direção de Tod Browning (1880-1962), mestre do horror responsável por “Freaks”.

Segundo os autores, “embora o livro do vampiro de Bram Stocker tivesse sido filmado por F.W. Marnau em 1922 como ‘Nosferatu’ e o diretor Tod Browning tivesse escalado Lon Chaney como falso vampiro no mudo ‘London After Midnight’, este filme precocemente sonoro foi o que inaugurou de fato o terror como gênero e as histórias de vampiro como seu mais popular subgênero”.

Veja vídeo

“1001 Filmes para Ver Antes de Morrer”, traduzido para mais de 30 idiomas, foi escrito por dezenas de críticos de cinema para apresentar os títulos essenciais da sétima arte.

Ilustrado com cartazes, cenas dos filmes e fotos de atores, o volume com mais de 950 páginas é assinado Steven Jay Schneider, crítico, produtor e mestre em filosofia e estudos de cinema pelas universidades de Harvard e Nova York.

*

Google Plus - Logo

1001 FILMES PARA VER ANTES DE MORRER
AUTOR Steven Jay Schneider
EDITORA GMT
QUANTO R$ 53,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.


+ Conteúdo

+ Canais



Fonte: Folha de São Paulo
www.folha.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *