Últimas

Deficientes visuais já podem acompanhar série sobre herói cego 'Demolidor'

Publicidade

Caso existisse no mundo real e tivesse uma conta no serviço de vídeo na internet Netflix, o advogado e super-herói Matt Murdock, protagonista da série “Demolidor”, não poderia acompanhar as suas próprias aventuras. Isso até o último sábado (18).

Desde o fim de semana, a atração passou a oferecer o recurso de audiodescrição para deficientes visuais nos 13 episódios do seriado. Graças à pressão de entidades de pessoas com deficiência e às reivindicações capitaneadas pelo jornalista e ativista Robert Kingett, cego assim como o Demolidor.

Barry Wetcher/Netflix/Divulgação
Charlie Cox vive o advogado e super-herói protagonista da série "Demolidor", da Netflix
Charlie Cox vive o advogado e super-herói protagonista da série “Demolidor”, da Netflix

Ativando a opção (na mesma aba em que se escolhe legendas e idioma), é possível ouvir descrições como “ele tira o bastão de seu bolso, e o aperta em suas mãos vestindo luvas de couro” e “Matt se senta em um banco em frente a uma igreja católica. Ele franze as sobrancelhas, como se tivesse algo em mente”.

“Foi incrível. Eu e alguns amigos cegos nos reunimos com um grande balde de pipoca e vimos o primeiro episódio em comemoração”, disse Kingett à rádio “NPR”.

É a primeira produção da Netflix a disponibilizar o recurso, que só é obrigatório para as emissoras de televisão, exigência da Federal Communications Commission, entidade que regula a mídia dos EUA.

A opção de audiodescrição só existe em inglês, mas ela está disponível também para os assinantes brasileiros.

Veja o trailer de ‘Demolidor’:

demolidor

Fonte: Folha de São Paulo
www.folha.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *