Últimas

Dilma sonda peemedebista para articulação política

Publicidade

A presidente Dilma Rousseff sondou nesta segunda-feira (6) o ministro Eliseu Padilha (Aviação Civil) para a Secretaria de Relações Institucionais.

A petista disse que gostaria que ele comandasse a articulação política do governo caso ela decida promover mudanças na sua equipe palaciana.

Segundo um interlocutor presidencial, a conversa da presidente Dilma com seu ministro ocorreu no Palácio do Planalto logo após a posse do novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e foi testemunhada pelo vice-presidente Michel Temer.

Um peemedebista ligado a Eliseu Padilha disse à Folha que, na conversa, Dilma deu um tom de “sondagem” ao convite para o ministro assumir a articulação política porque ela sabe que, antes de decidir, ele precisa consultar seu partido sobre a missão.

Pedro Ladeira – 6.jan.15/Folhapress
Eliseu Padilha na cerimônia de posse da Secretaria de Aviação Civil
Eliseu Padilha na cerimônia de posse da Secretaria de Aviação Civil

Logo depois da reunião no Palácio do Planalto, Padilha viajou para Goiânia, onde foi fazer inspeções de obras no aeroporto local. No final da tarde, já estava de volta a Brasília.

À noite, ele iria participar de reunião da cúpula peemedebista no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente Michel Temer, onde o convite seria discutido.

A inclusão do PMDB na “cozinha” do Palácio do Planalto foi uma sugestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele argumentava que a sigla deveria participar ativamente das decisões do governo para solucionar a crise política do segundo mandato de Dilma.

A sondagem divide o PMDB. Uma ala do partido acredita que Padilha corre o risco de virar “um mero garçom”, sem poder de fato para fazer as negociações políticas em nome do governo.

Fonte: Folha de São Paulo
www.folha.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *