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Distribuidoras de produtos de tecnologia têm em 2014 a 1ª queda em cinco anos

Apenas o Nordeste e o Centro-Oeste conseguiram manter o ritmo de avanço nas vendas de produtos de tecnologia em 2014, segundo a Abradisti (Associação Brasileira dos Distribuidores de TI).

“São regiões tradicionalmente menos atendidas, onde havia mais espaço para crescer”, diz Mariano Gordinho, presidente da entidade.

No Nordeste e no Centro-Oeste, o faturamento dos revendedores do setor avançou 15,9% e 10,2%. Nas demais regiões houve desaceleração, segundo a pesquisa encomendada à consultoria IT Data.

O segmento representado pela Abradisti, que reúne distribuidoras de hardwares e softwares, fechou 2014 com um faturamento de R$ 12,6 bilhões, uma retração de 4% em relação ao ano anterior.

Foi a primeira queda desde 2009. A deterioração da economia ao longo de 2014 influenciou no desempenho, segundo o executivo.

“Muitas companhias avaliaram sua infraestrutura e se perguntaram se realmente precisavam trocar máquinas e softwares naquele momento em que o cenário já dava sinais de piora”, afirma.

“Nos casos em que a defasagem tecnológica não atrapalhou na produtividade, as empresas postergaram os seus investimentos.”

Com a piora da economia em 2015 e a expectativa de uma redução maior nos aportes dos grupos, o setor enfrentará mais um ano difícil.

O aumento do dólar também encareceu os produtos, em sua maioria importados –mesmo os fabricados no país têm componentes tecnológicos trazidos de fora.

“No fim do ano passado ainda esperávamos que 2015 poderia ser de recuperação, mas agora já acreditamos que, se repetirmos o desempenho de 2014, será bom.”

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Boa de bico

A Pif Paf, processadora de aves, suínos, massas e vegetais, investirá R$ 54 milhões para ampliar sua capacidade produtiva e desenvolver novas linhas de congelados.

O segmento de frangos, que responde por cerca de 70% do faturamento da empresa, receberá R$ 37 milhões em aportes.

A expectativa é aumentar de 150 mil para 180 mil o volume de abates por dia na planta de Palmeiras de Goiás (GO) e dobrar a parcela de industrialização dos produtos.

Parte do plano é criar uma linha de cortes congelados em pacotes individuais, para facilitar a armazenagem.

A estimativa é elevar em 10% o tíquete médio do item.

“Apesar de estarmos preocupados com o contexto econômico, vemos o momento como uma oportunidade de acompanhar as novas preferências de consumo”, diz Luiz Carlos Costa, diretor-superintendente da empresa.

O recurso restante será usado para ampliar o abate de suínos e lançar linhas de pizzas e pães de queijo.

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Na pele

A filial brasileira da La Roche-Posay, do ramo de dermocosméticos do grupo L’Oréal, quer se tornar, nos próximos três anos, o maior mercado da companhia.

Hoje, o desempenho das vendas de produtos no Brasil só perde para a França, onde a marca foi fundada.

Dos 40 produtos do portfólio nacional, metade é feita no Brasil, afirma Júlia Séve, diretora da subsidiária.

Desde 2014, a empresa integra um centro de P&D que produz, entre outros, itens específicos para o consumidor nacional.

“Com o centro de desenvolvimento, a tendência é lançarmos mais linhas que, além de atender as demandas da pele dos brasileiros, darão ao país uma participação maior no grupo”, diz.

A companhia também quer incrementar o desempenho das vendas on-line no país. Até 2020, a meta é saltar de 5% para 20%.

55
são os países onde a marca está

R$ 70
é o tíquete médio dos produtos

100
são os funcionários no Brasil

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Rede… A suíça Kudelski Security, de segurança cibernética, instala um escritório próprio em São Paulo.

…protegida Até o final deste ano, a companhia pretende atingir 10% do mercado de defesa no país.

Sala A GoWork, de escritórios compartilhados, abrirá neste ano quatro unidades, em São Paulo (três) e no Rio.

com LUCIANA DYNIEWICZ, LEANDRO MARTINS, ISADORA SPADONI e DHIEGO MAIA

Fonte: Folha de São Paulo
www.folha.com.br

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