Últimas

Entenda em 3 passos como funcionam os loops infinitos do Vine

Ainda que não faça tanto sucesso quanto o Instagram, o Vine conta com milhões de usuários e se destaca por permitir o loop dos vídeos de até 6 segundos. Mas o que faz com que os vídeos rodem infinitamente no aplicativo?

Para responder à pergunta o Vine postou em seu blog de engenharia um texto explicando como o método funciona. Apesar de parecer simples, a tarefa exige uma série de procedimentos para funcionar perfeitamente. Confira:

1. Eliminando os silêncios

Por conta do processo de compressão dos vídeos, os arquivos sempre começam e terminam com um pouco de silêncio. Isso significa que sempre que um vídeo é reproduzido em loop, ele fica em silêncio durante algum tempo (junção do final com o início) até que som e imagem funcionem em conjunto. Para consertar o problema, sempre que alguém envia um vídeo o Vine corta automaticamente 0,05 segundos no início e 0,10 segundos no final.

2. Ajustando o volume

Um vídeo com mudanças no som também pode diminuir a qualidade do loop. Para lidar com isto, o app insere automaticamente o efeito Crossfade, criando uma espécie de ciclo do áudio que faz com que ele aumente e diminua gradualmente, do início ao final da reprodução. Mais ou menos como um DJ.

3. Tudo pronto? Vamos à mágica

O passo final, e talvez o mais importante, é garantir a repetição dos arquivos. No iOS, por exemplo, o aplicativo utiliza um leitor de vídeos que permite configurar a repetição dos pequenos filmes até 50 vezes. Depois disso, há uma pausa praticamente imperceptível e o processo se inicia novamente.

Para quem ficou curioso, a equação utilizada é a seguinte:

var numOfCopies = 25 * 6.5 / duração

numOfCopies = max (25, mínimo (numOfCopies, 50))

Via Vine 
 

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *