Últimas

ExpoVinis terá edição mais acessível a consumidor final

Publicidade

O mais importante salão de negócios de vinhos da América Latina, a Expovinis, está mais interessante para o consumidor final neste ano.

É que várias importadoras, e não só vinícolas, foram trazidas para o evento, que começa na próxima quarta-feira (22), em São Paulo.

“Provar um vinho russo que não tem importador vale como curiosidade”, diz Orlando Rodrigues, sócio da importadora Premium.”Mas quem não é da área ganha ao descobrir rótulos a seu alcance.”

Entre os cerca de 500 expositores e 5.000 rótulos desta edição, veja abaixo alguns destaques.

1. Educação

Além das degustações guiadas, que acontecem todos os anos, na edição deste ano, a Eno Cultura, empresa especializada em educação, treinamento e consultoria na área de vinhos, oferecerá palestras, tours guiados e o Dr. Wine, um serviço de atendimento a pequenos negociantes que querem montar sua carta.

2. Regiões pouco conhecidas

Quando se fala em Emilia Romagna, muitos conhecem apenas o lambrusco. No estande da Enoteca Regionale Emilia-Romagna, haverá bebidas diferentes, como a branca albana. Outra dica é o estande da Union Alliance Alsace.

3. Exemplo internacional

Países como Portugal, França, Chile e Brasil costumam montar verdadeiros pavilhões dentro do centro de exposições. É um certo excesso de informação, mas vale para se ter uma ideia da diversidade da produção desses países.

4. Nas importadoras

Na Decanter, experimente vinhos laranja (brancos macerados com a própria casca), como o chileno De Martino Muscat Viejas Tinajas. Na Premium, será possível falar com o produtor Reinaldo De Lucca, do tinto De Lucca Merlot Reserva 2011, eleito pelo segundo ano o melhor merlot do Uruguai no guia “Descorchados”. Já na Casa Flora, um dos destaques de bom custo-benefício será o espanhol Pata Negra. E na Adega Alentejana dará para provar comidas como queijo da Serra da Estrela e geleia de touriga nacional.

5. Vinícolas brasileiras

Às vezes é mais difícil encontrar um bom vinho nacional do que um importado. Alguns destaques serão o tannat da vinícola Campos de Cima e o chardonnay da Cordilheira de Sant’ana, ambas da campanha gaúcha. Não deixe de conhecer as vinícolas gaúchas Aracuri, de Vacaria, e Don Guerino, de Alto Feliz. Os vinhos de Santa Catarina estarão agrupados no estande da Acavitis. Na Ibravin-Vinhos do Brasil, haverá produtores de diferentes regiões.

Leia entrevista com o produtor François Perrin

EXPOVINIS BRASIL 2015
ONDE Expo Center Norte, pavilhão azul, r. José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme; expovinis.com.br
QUANDO de 22 a 24/4
QUANTO R$ 100 (inteira)

Fonte: Folha de São Paulo
www.folha.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *