Últimas

Gabriel, salvo pelo pai após tornado em Xanxerê, segue em estado grave

Publicidade

O menino Gabriel, 8, salvo pelo pai após sua casa desmoronar durante a passagem de um tornado na tarde desta segunda-feira (20), em Xanxerê, sudoeste de Santa Catarina, está internado em estado grave no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó. O pai do garoto morreu.

Segundo informações de funcionários da unidade, Gabriel tem ferimentos na cabeça e deve passar por uma tomografia para avaliação médica. De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, 120 vítimas foram encaminhadas para hospitais locais e da região após o acidente.

Além de Gabriel e do pai, estavam na casa a mãe do menino, a avó e uma tia. Todas elas ficaram feridas e também estão internadas. Um tio chegou no hospital no início da tarde desta terça (21) para acompanhar Gabriel. Segundo os funcionários, ele chora muito.

Tornado em Xanxerê

No Hospital São Paulo, em Xanxerê, foram socorridas 70 vítimas. Dessas, 29 permanecem internadas e outras 11 estão em obervação na emergência, segundo a assessoria. As outras já foram liberadas.

Três pacientes graves –entre eles Gabriel– foram encaminhados para Chapecó. O hospital é referência em traumatologia na região. Outros sete foram para hospitais de Xaxim e Faxinal dos Guedes, cidades próximas a Xanxerê.

Ainda de acordo com os bombeiros, 600 pessoas e cerca de 2.500 moradias foram atingidas pelo tornado em Xanxerê. Agora, 11 equipes com 65 bombeiros e apoio da Polícia Militar trabalham na remoção dos escombros e liberação de vias.

TORNADO

Xanxerê foi atingida pelo tornado na tarde desta segunda (20). De acordo com a Defesa Civil estadual, duas pessoas morreram e mais de mil ficaram desabrigadas.

A força dos ventos destruiu totalmente 2.600 casas, um ginásio de esportes e uma unidade de saúde. “30% da cidade foi destruída”, calcula o secretário de desenvolvimento regional do Estado, Ivan Marques.

O meteorologista Rogério Rezende, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), disse que não é possível saber a velocidade exata dos ventos, mas estimou entre 130 km/h e 160 km/h. De acordo com ele, esse tornado deve ser classificado como categoria F1, numa escala que vai de F0 a F5.

O governo federal afirmou que mobilizou cem homens do Exército para ajudar a limpar e retirar os escombros da cidade. Também será liberado o FGTS das pessoas atingidas pelo tornado. Os trâmites burocráticos da liberação começarão nessa quarta (22) e as famílias poderão sacar os valores nos próximos dias.

Editoria de Arte/Folhapress

Fonte: Folha de São Paulo
www.folha.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *