Últimas

Livro explica conceitos fundamentais do marxismo em cem verbetes


17/04/2015

16h22


da Livraria da Folha

“100 Palavras do Marxismo” reúne verbetes que esclarecem as concepções de Karl Marx sobre política, economia e cultura. O livro é assinado por Emmanuel Renault, Gérard Duménil e Michael Löwy, sociólogo responsável pela organização dos ensaios publicados em “Lutas de Classes na Rússia”.

Os autores traçam um caminho por ideias que soam familiar e ao mesmo tempo parecem ser reservadas a pesquisadores, como alienação, mais-valia, acumulação, consciência de classe, modo de produção, força de trabalho e concepção materialista da história.

Nascido em Tréveris, na Alemanha, em 5 de maio de 1818, Marx apresentou uma análise original dos conflitos de classes ao longo da história.

Um de seus textos fundamentais, o “Manifesto do Partido Comunista”, publicado em 1848 e escrito em parceria com Friedrich Engels, é considerado panfletário e imaturo quando comparado a “O Capital”.

Suas interpretações da realidade deram origem a revoluções em todos os cantos do planeta. O marxismo alterou fronteiras e, mesmo depois da Guerra Fria, continua a inspirar debates.

Marx morreu em Londres, no dia 14 de março de 1883. Ele rejeitava o rótulo marxismo para o conjunto de suas teorias.

*

Google Plus - Logo

100 PALAVRAS DO MARXISMO
AUTOR Emmanuel Renault, Gérard Duménil e Michael Löwy
EDITORA Cortez
QUANTO R$ 29,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.


+ Conteúdo

+ Canais



Fonte: Folha de São Paulo
www.folha.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *