Últimas

Robô será usado para examinar interior do reator 1 da usina de Fukushima

Tóquio, 7 abr (EFE).- Um robô comandado por controle remoto examinará pela primeira vez o interior do reator 1 da usina nuclear de Fukushima, um dos mais afetados pelo tsunami que atingiu o Japão em março de 2011.

A Tokyo Electric Power (Tepco) usará o equipamento para inspecionar a unidade entre os dias 10 e 13 deste mês. Ele medirá os níveis de radiação, a temperatura e registrará imagens do interior do reator, informou a companhia nesta terça-feira à Agência Efe.

A Tepco, responsável pela operação em Fukushima, acredita que o combustível dos reatores 1, 2 e 3 da usina se fundiu através dos vasos de pressão. No entanto, pouco se sabe sobre o que de fato ocorreu quatro anos depois da crise nuclear por causa dos altos níveis de radiação.

Atualmente não é possível realizar a análise da parte inferior do vaso de contenção, onde a Tepco acha que estão acumulados os restos do combustível. O robô também não poderá chegar ao local porque não poderá entrar na água usada no processo de resfriamento da usina e que se tornou radioativa após o acidente.

Em outubro de 2012, operários de Fukushima conseguiram medir os níveis de radiação no interior do vaso de contenção ao descerem um dosímetro até o local. O equipamento registrou 11 microsievert por hora (mSv/h), muito acima do limite recomendado de 0,11 mSv/h, conforme a agência japonesa “Kyodo”.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *