Últimas

Arraiá da Boa Viagem abre a temporada de festas juninas na próxima quinta

Niterói – Nos próximos dois meses Niterói vai se transformar num grande arraiá. É que esta semana começa a temporada de festas na cidade. Serão, pelo menos, oito durante os meses de junho e julho com quadrilhas — uma delas é a Show Meritiense —, forró, brincadeiras, shows e, claro, aquelas comidas típicas deliciosas. Tem festa na rua, nas igrejas e nos clubes para comemorar Santo Antônio, São João e São Pedro. Então, programe-se para pular a fogueira!


A quadrilha Show Meritiense vai se apresentar em Jurujuba, Country e Naval

Foto:  Ernesto Carriço / Agência O Dia

Quem abre a temporada junina é a festa da Boa Viagem, que começa na próxima quinta e vai até dia 7, sempre às 18h. O evento cresceu tanto que passou a ser na Concha Acústica, no Centro. A entrada é grátis e vai ter até casamento na roça.

No final de semana seguinte, dias 12, 13 (dia de Santo Antônio) e 14 é a vez da festa da Igreja de Santo Antonio da Porciúncula de Sant’Ana, em Icaraí. Já nos dias 20, 21, 23 e 24, dia de São João Batista, padroeiro de Niterói, os festejos são no entorno da Catedral Metropolitana São João Batista, no Centro, a partir das 16h. O ponto alto é dia 24 quando é servido, no almoço, angu à baiana, tradição da festa. Além das atrações típicas, missas, procissão e shows sertanejo.

E do Centro da cidade a festa segue para Jurujuba nos dias 26, 27, 28 e 29, dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores. Esse ano, nove grupos musicais vão animar a festa que tem também a tradicional procissão de barcos, dia 29 após a alvorada, às 5h. “Já estamos com quase tudo pronto”, comemora uma das coordenadoras do evento, Edilamar Bonfim. 

A Show Meritiense, de São João de Meriti, da Baixada Fluminense, também é uma das atrações em Jurujuba. “Estamos ensaiando desde fevereiro e ansiosos pela apresentação”, contou o responsável pelo grupo, Wagner Bastos.

Já os pescadores de Itaipu vão festejar São Pedro dias 3, 4 e 5 de julho na 95ª Festa de São Pedro de Itaipu, uma das mais tradicionais de Niterói. Haverá shows sertanejos e de forró. O clima de roça vai invadir ainda os clubes Naval, em Charitas, e o Country, em Pendotiba.


Até na Ponte já caiu balão

Foto:  Reprodução Internet

Soltar balão é crime, mas a prática ainda continua

Se os meses de junho e julho são de festas para muita gente, para o Comando de Polícia Ambiental (CPAM) eles são de trabalho dobrado que, aliás já começou com a Operação Balão. Nessa época, o efetivo aumenta para fiscalizar a soltura de balões em todo estado, principalmente Niterói e São Gonçalo, onde essa prática ainda é bastante comum.

É que soltar balão, um dos símbolos das festas juninas, é crime previsto no artigo 42 da Lei 9605/1998. A pena é de um a três anos de prisão ou multa, ou ambas.No momento da queda, um balão pode ferir pessoas, provocar incêndios em matas e florestas, derrubar aviões e atingir redes elétricas, deixando bairros inteiros sem luz.

Para ajudar no combate a esse tipo de crime, o CPAM conta também com policiais dos batalhões de área. “Por dia, são mais de 50 policiais atuando. Nessa época, convocamos todo o efetivo do interior para a região metropolitana do Rio onde as solturas de balões são mais comuns. Fazemos operações nas madrugadas, principalmente, nos finais de semana e nos dias de festejos dos santos”, explica o comandante do CPAM, coronel André Vidal

Para auxiliar nas operações, o comando faz sobrevoos de helicópteros. “Os baloeiros se escondem em áreas de difícil acesso em comunidades dominadas pelo tráfico. Mas essa prática tem diminuído”, afirma o oficial. Para denunciar os baloeiros é só ligar para 0300-2531177 (Disque-Denúncia do Meio Ambiente).

FESTA DA BOA VIAGEM: 
De 4 a 7 de junho, às 18h, na Concha Acústica. Grátis

IGREJA PORCIÚNCULA:
 Av. Roberto Silveira 265, Icaraí. Dia 12, a partir das 18h; dia 13 a partir das 8h; dia 14, a partir das 8h.

CATEDRAL SÃO JOÃO BATISTA:
 R. São Pedro, Centro. Missa, quadrilhas, comidas típicas e shows à noite. Começa dia 20, a partir das 16h.

SÃO PEDRO DE JURUJUBA:
 De 26 a 29 de junho. Todos os dias têm missa, quadrilha e comidas típicas. Começa às 16h. Dia 29, alvorada às 5h.

CLUBE NAVAL:
 Av. Carlos Ermelindo Marins, 70 – Jurujuba. 26 e 27 de Junho, às 19h. Sócios grátis. R$ 5 (não sócios e crianças de 5 a 12 anos); R$ 15 (maiores de 12 anos). 

95ª FESTA DE SÃO PEDRO DE ITAIPU:
 Praia de Itaipu. Dias 3 e 4 de julho às 20h e dia 5, às 18h.

COUNTRY CLUB:
 R. Chile 135, Pendotiba. Dia 18 a partir das 17h.

Originalmente matéria publicada no Jornal O Dia (http://odia.ig.com.br)

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *