Últimas

Documentário 'A Sabedoria dos Sonhos' apresenta conceitos da psicologia junguiana


24/05/2015

15h30


da Livraria da Folha

“A Sabedoria dos Sonhos” apresenta vida e obra de Carl Gustav Jung e os conceitos da interpretação dos sonhos segundo a psicologia junguiana. A primeira parte esquematiza e debate as principais contribuições de Jung à psicologia. Na segunda, o espectador acompanha uma análise dos mitos coletivos compartilhados por diferentes culturas. Por fim, analistas junguianos refletem sobre a influência desse pensamento na modernidade.

Editora publica primeiro estudo psicanalítico de Freud sobre uma obra literária
Psicopatas se fazem de vítima quando são pegos

Concebido originalmente como uma minissérie de três documentários e transmitido em 1998 pela PBS, os episódios trazem depoimentos e esclarecimentos do próprio Jung, de seus principais colaboradores, de ex-alunos e de especialistas em sua obra.

Apesar de ter sido considerado vaidoso e charlatão, Jung, discípulo direto de Sigmund Freud (1856-1939), é reconhecido como um influente pensador do século 20. Para Jung, os sonhos são fundamentais para o entendimento do inconsciente pessoal e coletivo e dos arquétipos.

Considerado o trabalho mais importante de Freud, “A Interpretação dos Sonhos” apresentou ao mundo uma instância da mente que era, até então, ignorada: o inconsciente. O pressuposto foi o estopim de uma revolução teórica que permeou os debates sobre a mente humana.

Segundo Anthony Stevens, na biografia “Jung”, “[Jung] tinha um conhecimento enciclopédico de mitologia, religião, filosofia, gnosticismo e alquimia, sabia inglês, francês, latim e grego, bem como o alemão, sua língua nativa, e conhecia a literatura de cada uma delas”.

*

Google Plus - Logo

A SABEDORIA DOS SONHOS
DIRETOR Stephen Segaller
DURAÇÃO 159 minutos
QUANTO R$ 34,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.


+ Conteúdo

+ Canais



Fonte: Folha de São Paulo
www.folha.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *