Últimas

Fórum de Inovação e Empreendedorismo Unesp 2015

A Agência Unesp de Inovação – AUIN, realiza estudos de viabilidade das criações da Unesp, atua na proteção do patrimônio intelectual e nos trâmites necessários para gestão dos mesmos. Cuida também de todos os processos relacionados à transferência de tecnologia para os setores empresariais, por meio de licenciamentos e também de incentivo ao empreendedorismo e criação de empresas nascentes (por spin-off).

A AUIN atenta aos interesses e necessidades na formação e orientação dos estudantes, por isso promove o Fórum de Inovação e Empreendedorismo UNESP 2015, que tem como objetivo promover motivação, formação e praticidade em empreender.

A programação completa, o regulamento e as inscrições estão disponíveis na página oficial do evento, http://forumdeinovacao.wix.com/unesp.

Agência Unesp de Inovação/ AUIN


Programação

Dia: 18/08/2015

9:00 Café da manhã

9:20 Abertura – Sessão solene de abertura.

9:40 Palestra: Pesquisa para inovação e start-ups nas universidades paulistas

Professor Dr. Carlos Henrique de Brito Cruz – Diretor Científico da FAPESP.Diretor científico da FAPESP desde abril de 2005.É professor no Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduou-se em Engenharia de Eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em 1978. Obteve os títulos de Mestre em Ciências (1980) e Doutor em Ciências (1983) no Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp.

Foi pesquisador convidado do Istituto Italo Latino Americano na Universitá degli Studi, em Roma (Itália), visitante residente nos Laboratórios Bell da AT&T, em Holmdel (NJ, EUA), e professor visitante na Université Pierre et Marie Curie, em Paris (França).

Foi diretor do Instituto de Física Gleb Wataghin (1991 a 1994 e 1998 a 2002) e pró-reitor de Pesquisa da Unicamp (1994 a 1998). Foi reitor da Unicamp de abril de 2002 a abril de 2005 e presidente da FAPESP de 1996 a 2002. É membro da Academia Brasileira de Ciências desde 2000.

10:40 Palestra: Empreendedorismo Como Opção de Carreira

De uma maneira lúdica e descontraída, a palestra trará informações sobre o tema Empreendedorismo, com o intuito de despertar o espírito empreendedor que existe dentro de cada um, além de possibilitar um processo de reflexão sobre a ação que cada aluno e professor pratica, e o que estão construindo para o futuro.
Durante a palestra são abordados temas como: O que é Empreender; Quais as características do Comportamento Empreendedor; A Formação Empreendedora; O Homem e as Organizações; Inteligência X Competência; Talento e Empregabilidade; Como Desenvolver sua Empregabilidade e sua Liderança; Conselhos Valiosos para o Empreendedor.

Professor José Marques Pereira Júnior – Mais de 20 anos atuando no mercado corporativo; Professor e Consultor de Empresas (Startups); MBA em Empreendedorismo; Graduado em Economia (1997) e Licenciatura em Gestão e Negócios.

12:00 Almoço

13:30 Palestra: Painel da Inovação Empresarial no Brasil

“Painel da Inovação Empresarial no Brasil”
Abordará: Investimentos, Análise Setorial, evolução dos recursos em
Inovação.

Professor Dr. David Lopes: Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense, Especialista em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal Fluminense e Graduado em Administração de Empresas pela Universidade do Grande Rio. Atua como professor assistente doutor da UNESP – Câmpus Jaboticabal/SP.

Possui experiência profissional nas atividades de gestão e analista no mercado financeiro e na indústria de petróleo e gás natural, bem como, em assessoria e consultoria empresarial. Desenvolve pesquisas associadas aos temas: Gestão da Inovação, Análise de Investimento, Estrutura de Capital e Desempenho Empresarial.

14:40 Café

15:00 Palestra: Empreendedorismo Estratégico

Professor Sidnei Miranda: Empresário do setor de educação.
Coach, Professor, palestrante, ministrando treinamentos de sua própria autoria.
MBA em Gestão Estratégica Pela USP
Processos Gerenciais pelo Grupo Uninter
Mecânica Geral pelo SENAI
Integrated Sistemic Coaching pela Sociedade Euroamericana de Coaching, reconhecido pelo ICI – International Coaching Institutes.
PNL – Pratictioner.
T&D – Treinamento em Desenvolvimento com Neurociência

16:00 Palestra: Uso Estratégico de Patentes em Negócios, com Foco em Informações Tecnológicas

Terá como objetivo informar os participantes sobre a utilização de patentes e informações contidas em patentes de forma estratégica em projetos de pesquisa, inovação e em negócios. Para tanto, será feita inicialmente uma rápida revisão sobre patentes. Em seguida, serão abordados temas como: estudos de patenteabilidade e liberdade de comercialização, mapeamento de segmentos tecnológicos, invenção estratégica, patenteamento estratégico e identificação e monitoramento de potenciais concorrentes e parceiros.

Sr. Henry Suzuki: Sócio Diretor da Axonal Consultoria Tecnológica. Principal Consultant da Innovalyst (US), Consultor Colaborador da Avenium Consulting (FR). Agente da Propriedade Industrial. Especialista em bases de dados técnicas, patentárias e científicas. Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em administração de empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Inventor e Empreendedor.

Dia: 19/08/2015

8:30 Café da manhã

Curso: Fundamentos da formação empresarial

Metas

Fomentar e desenvolver, a partir da compreensão teórica sobre o que é o comportamento desejável para um empresário e como expressá-lo, o conjunto de habilidades que tornam uma firma viável. Combinar instrumentos da educação gerencial para potencializar a ação empresarial, distinguindo os conceitos da gestão segundo as dimensões administrativa, organizacional e econômico-financeiro.

Conteúdo

-O Pensar Empresarial – habilidades, comportamento, técnicas e características da mente empresarial: a interação constante entre inovar, organizar e reorganizar para continuar inovando.

-Transição e reciprocidades ambientais: os desafios da atividade econômica para Spin-offs e empresas associadas – diferenças e possibilidades de aprendizados.

-Procedimentos administrativos e planos de negócio: o desafio da gestão. Construindo uma organização – elementos chaves. Indivíduo – Firma – Organização: diferenças e formas da atuação empresarial.

-Estratégia empresarial. Fundamentos. Mapas estratégicos em empresas.
Demonstrações contábeis e análise de índices econômico-financeiros: análise de casos.

Professor Dr. Elton Eustáquio Casagrande: Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (1987), mestrado em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (1993), doutorado em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (2000) e (Bolsa Sanduíche) – Washington University in St. Louis (1995/1996). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Tem experiência na área de Economia atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria do Investimento, Economia Financeira e Indicadores de Desenvolvimento. Atua em pesquisas aplicadas na área de estratégias para desenvolvimento de localidades e de empresas com foco em Economia de Empresas, Desenvolvimento Empresarial e Finanças.

Dia: 20/08/2015

8:30 Café da manhã

(09:00 às 12:00)

Oficina: Pitch
Pitch, oriundo do termo Elevator Pitch (Conversa de Elevador) é uma apresentação sumária de 3 a 5 minutos com objetivo de conquistar o interesse da outra parte (investidor ou cliente) pelo seu negócio. É hoje uma ferramenta essencial para empreendedores conseguirem investimento para seu negócio. As atividades propostas nesta Oficina acontecem por meio de ações expositivas, dinâmicas em grupo para soluções de problemas e dramatizações.

Objetivos
-Preparar potenciais empreendedores para uma apresentação objetiva e assertiva acerca do projeto alinhado ao uso de uma ferramenta útil e dinâmica.
-Minimizar bloqueios mentais que possam dificultar apresentação do projeto.

Sr. Leandro Queiróz
Mestrando Profissional em Controladoria Empresarial – Especialista em Controladoria e Finanças – Graduação em Ciências Contábeis e Turismo – Educação continuada em Gestão Estratégica de Negócios.
Consultor de empresas com experiência em gestão empresarial, gestão de custos e orçamento, planejamento estratégico e plano de negócios.

Experiência em desenvolvimentos de projetos e produtos em destinações turísticas em 23 estados brasileiros junto ao Ministério do Turismo, Sebrae, Embratur e Braztoa. Professor acadêmico e palestrante / Membro do CRC/SP.

12:00 Almoço

13:00 Palestra: PIPE Programa FAPESP pesquisa inovativa em pequenas empresas

O PIPE (programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas) apoia a execução de pesquisa científica e tecnológica em pequenas empresas sediadas no Estado de São Paulo.

Professor Dr. Douglas Eduardo Zampieri graduou-se em Engenharia Mecânica pela Unicamp em 1972. Obteve o título de Doutor em Engenharia pela Universitaet Stuttgart, Alemanha em 1981. Foi docente em tempo integral da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp de 1973 a 2003. De 2004 a 2011 atuou como Professor Colaborador Voluntário junto à mesma Faculdade. Foi Diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp (1994-1998) e Diretor-Executivo do Escritório de Difusão e Inovação Tecnológica da Unicamp (1998-2002).

Fez parte da Coordenação das Engenharias III da Capes (1989-1999). Desde 2009 é Coordenador da Área de Pesquisa para Inovação e Coordenador Adjunto de Colaborações em Pesquisa da Fapesp. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: Mecatrônica e Robótica, Vibrações e Controle, Dinâmica Veicular, Navegação Autônoma baseada em Monovisão.

14:00 Apresentação dos projetos

17:00 Encerramento

Compartilhe:

Fonte: Rede Notícia www.redenoticia.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *