Últimas

Governo dos EUA tem um programa de vigilância chamado Skynet

Sim, o governo americano já iniciou a Skynet. Só que em vez de ser uma rede de defesa autônoma com robôs conscientes que destrói a humanidade, como vemos no filme Exterminador do Futuro, trata-se de um programa de vigilância a suspeitos de terrorismo mantido pela Agência de Segurança Nacional dos EUA, a famigerada NSA.

As informações vêm do The Intercept, veículo que tem a participação do jornalista Glenn Greenwald, que, em 2013 revelou em conjunto com Edward Snowden todo o escândalo de espionagem armado pelo governo dos Estados Unidos. A revelação está em uma das apresentações divulgadas por Snowden.

A Skynet utiliza a localização do celular e os metadados das chamadas telefônicas para detectar atividades estranhas nos padrões de movimentação das pessoas e seus hábitos de comunicação.

As informações são referentes a um documento de 2012. A apresentação diz que a Skynet procura por ligações terroristas baseadas em perguntas como “quem viajou de Peshawar para Faisalabad ou Lahore e voltou no mês passado? Para quem essa pessoa ligou quando chegou?”. Também são observadas pessoas que trocam demais de chips SIM ou de celulares ou apenas recebe chamadas.

Entre as pessoas perseguidas pelo programa de vigilância Skynet (e não pelo programa de robôs assassinos), está o sírio Ahmad Muaffaq Zaidan, jornalista e chefe da emissora Al Jazeera em Islamabad, no Paquistão. O motivo para isso é que ele conseguiu várias entrevistas exclusivas com líderes da Al Qaeda, inclusive Osama Bin Laden.

Via Wired e The Intercept 

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *