Últimas

Líbia intercepta 500 imigrantes em barcos a caminho da Europa

Publicidade

A Guarda Costeira da Líbia interceptou neste domingo (3) cinco embarcações com cerca de 500 imigrantes a bordo que tentavam atravessar o Mediterrâneo para chegar à Europa.

Os navios foram localizados a oito milhas náuticas da costa líbia, e receberam a ordem de regressar a Misrata, a leste da capital, Trípoli, onde as autoridades instalaram um centro de detenção, informou à AFP o coronel Reda Isa.

Imigração no Mediterrâneo

O episódio é o último de um final de semana marcado por várias operações de salvamento no Mediterrâneo. Mais de 3.700 pessoas foram resgatadas neste sábado (2) e uma dezena foi encontrada morta.

A cada dia, centenas de imigrantes embarcam na costa líbia em embarcações precárias com a esperança de chegar ao continente europeu: na travessia, extremamente perigosa, morreram somente no mês de abril 1.200 pessoas, 800 delas em uma das piores tragédias marítimas em décadas.

Após a tragédia ocorrida, a UE decidiu reforçar sua presença no mar e triplicar seu orçamento de salvamento marítimo, mas a instável situação política na Líbia favorece a utilização de seu litoral como uma das grandes rotas de trânsito para a Europa.

Fonte: Folha de São Paulo
www.folha.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *