Últimas

Mediador das Nações Unidas inicia consultas para retomar diálogo na Síria

Genebra, Suíça – O mediador da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, anunciou que iniciará nesta terça-feira (05/5) uma série de consultas com os protagonistas do conflito sírio para tentar reiniciar as negociações de paz no país, devastado pela guerra.

“Começamos hoje uma série de discussões frente a frente com os vários personagens envolvidos no conflito sírio, para ver se é possível abrir uma nova rodada de negociações”, disse De Mistura à imprensa. “No fim de junho avaliaremos a situação e decidiremos a próxima etapa”, afirmou.

O mediador das Nações Unidas destacou a urgência da situação e declarou que o conflito sírio é “a tragédia humanitária mais grave desde a Segunda Guerra Mundial em termos de impacto regional”.

“A determinação para resolver a crise não deve ser abandonada nunca”, disse.

Mistura recordou que nas próximas semanas se reunirá com os representantes do governo sírio, com os mais de 40 grupos de oposição sírios e com outros 20 líderes regionais e internacionais.

Entre os sírios, o enviado da ONU terá encontros com políticos e militares, mulheres, vítimas, líderes religiosos e de comunidades, além de representantes da sociedade civil e da diáspora.

Além dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, foram convidados representantes de países da região com influência nos lados envolvidos no conflito. Neste sentido, o Irã, que foi excluído das duas conferências internacionais sobre a Síria organizadas pela ONU em 2012 e 2014, será convidado a participar nesta oportunidade, assim como Turquia e Arábia Saudita.

De Mistura destacou que os grupos considerados terroristas pela ONU, como Estado Islâmico e a Frente Al-Nosra, não foram convidados a Genebra.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *