Mudanças no projeto Olha! Recife após reclamação da população

Secretário de turismo anuncia mudanças no programa Olha! Recife no Catamaran Tour.Foto: Mariana Fabrício/DP/D.A Press.
Secretário de turismo anuncia mudanças no programa Olha! Recife no Catamaran Tour.Foto: Mariana Fabrício/DP/D.A Press.

Em coletiva na tarde desta quinta-feira, a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife anunciou mudanças no projeto Olha! Recife. O anuncio aconteceu no Catamaran Tours, no Cais das Cinco Pontas, pelo secretário da pasta, Camilo Simões, que destacou a grande demanda pelo projeto e comemorou a marca de 10 mil participantes, que será atingida nesse final de semana.

Criado em março de 2014, já foram realizados 227 passeios de catamarã, de ônibus, de bicicleta e a pé com mais de 9.997 pessoas. “Quando encerrarem as inscrições neste fim de semana nós teremos chegado a um número emblemático para o Recife. Serão 10 mil participantes do projeto que tem levado os recifenses a contemplar as belezas e histórias da cidade”, disse Camilo Simões.

Os passeios acontecem sempre aos sábados e domingos e as inscrições ficam disponíveis no endereço www.olharecife.com.br, a partir das 8h da sexta-feira. A grande procura pelos passeios gratuitos, comemorada pela Prefeitura, também foi alvo de críticas por parte da população que tentou participar, mas não conseguiu. Para dar mais transparência ao processo de inscrição, a Secretaria está implementando duas mudanças. A primeira é uma lista de inscritos que ficará disponível no site. Agora, para confimar a participação basta conferir se o nome completo aparece na lista do passeio selecionado.

Já a outra novidade tem como objetivo permitir mais dinâmica na participação da população. Será validada apenas uma inscrição por mês nos passeios do Catamarã e duas nos roteiros de ônibus para cada CPF identificado no ato da inscrição. Dessa forma, uma pessoa poderá participar de cada passeio em uma frequência limitada. “Para os roteiros de bicicleta ou a pé, não terá limite porque não dependemos de um limite físico. O catamarã é um dos mais solicitados, então para dar chance a todos que desejam participar, decidimos realizar essas melhorias”, explica Simões.

Ao todo serão 1.600 inscritos para o passeio de ônibus durante o ano. Foto: Tânia Passos/DP/D.A Press.
Ao todo serão 1.600 inscritos para o passeio de ônibus durante o ano. Foto: Tânia Passos/DP/D.A Press.

Entre março de 2014 ao mesmo período desse ano, foram inscritas 5.580 pessoas para os passeios de catamarã e 2.985 participantes dos roteiros de ônibus. Neste ano serão oferecidas 400 vagas por mês para o Olha! Recife no Rio, 200 no ônibus, 120 a pé e 80 pedalando. Para os companhantes, não houve mudança. Cada inscrito pode levar mais uma pessoa para o roteiro escolhido.

Questionado sobre a dificuldade que a população sentia para conseguir vagas, o secretário afirmou que não existe problema no sistema de inscrição. “Estamos realizando mudanças para deixar o processo mais transparente. Por isso divulgaremos a lista e mudamos a dinâmica, para garantir que todos participem”, explicou. Camilo Simões ainda reinterou que muitos usuários ainda usam o antigo método, pelo telefone, para tentar se inscrever, mas as vagas só são liberadas pelo site. O Pernambuco.com mostrou na semana passada a dificuldade e as reclamações por parte de quem não conseguiu finalizar a inscrição.

Na ocasião, também foi divulgado o perfil do público que procura os passeios. Cerca de 53% dos participantes são recifenses e apenas 2% de Olinda. A faixa etária do público é marjoritariamente adulta, ficando entre os 46 e 60 anos. Já entre as motivações 70% declaram desejo de conhecer melhor o Recife. Entre aqueles que avaliaram o programa, 76% votaram em muito bom, 22% bom e 2% regular.

Roteiro da semana

O Caramatã é o roteiro mais procurado entre os inscritos. Foto: Tânia Passos/DP/D.A Press.
O Caramatã é o roteiro mais procurado entre os inscritos. Foto: Tânia Passos/DP/D.A Press.

No início do mês foi realizada uma votação pelas redes sociais para selecionar os roreitos desta semana. Para o catamarã, foi escolhido o tema “Rio Capibaribe e suas pontes” a noite. A saída será no sábado às 18h do Catamarã Tours. A votação para quem vai de ônibus conhecer o Recife, foi para o Jardim Botânico e a Lagoa do Araçá, também no sábado, a partir das 14h com saída na Praça do Arsenal. Já para o Olha! Recife a pé, o “Recife Barroco”, que visita igrejas históricas foi o mais desejado. Ele sai no domingo, às 9h da Praça do Arsenal. Por fim, o mais votado pelos ciclistas foi “Cúpulas do Recife”, que explora a arquiteruta ao longo da história, também saindo às 9h do domigo da Praça do Arsenal.
Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *