Últimas

O acesso à internet via celular já supera computadores em cinco estados brasileiros

Da Redação do site Tudocelular.com.br

O acesso à internet no Brasil não para de crescer. Na última pesquisa realizada pelo IBGE, 48% da população nacional já conta com acesso em casa, no entanto, esse número ainda está abaixo de países da Europa (média de 76,2%) e América do Norte (54,6%). O modo como as pessoas estão realizando este acesso também vem mudando, onde 54% da navegação foi realizada através de smartphones. Isso não quer dizem que todo o acesso foi feito exclusivamente via celular já que 88% do total ainda usa computadores, mas o que podemos constatar é que estamos diante de 11,5% com acesso exclusivo em dispositivos móveis.

Logo após o acesso via celular vem os tablets com 17% do total de acessos. Em termos de números, temos 31,2 milhões de brasileiros navegando, e em 21 estados mais o Distrito Federal, o PC ainda é a ferramenta mais utilizada. Em alguns estados como Rondônia a diferença chega a ser de 61,1% contra 11,5% para acessos exclusivos via celular. A menor diferença fica no DF com 31,8% contra 6,4%.

“A gente observa que na Região Norte, o uso do celular como veículo de acesso à internet superou o uso do computador”, diz Jully Ponte, do IBGE. Em cinco estados, a disputa fica melhor para os celulares, responsáveis pela maior parte das conexões: Sergipe, Pará, Roraima, Amazonas e Amapá.

Só para se ter uma ideia, no Amapá a diferença chega a ser 43% do acesso exclusivamente via celulares contra 11,9% via computadores – mostrando um quadro totalmente diferente da média nacional. É bom lembrar que estes dados foram registrados pelo IBGE em 2013. Ano passado, o governo colocou em prática a política de desoneração do smartphone, o que fez a população investir ainda mais neste bem de consumo. Com isso, o número de acessos à internet via smartphone deverá ter crescido exponencialmente nos últimos dois anos.

Com relação à velocidade e qualidade da internet no Brasil, o IBGE constatou que mesmo com 30 milhões de brasileiros já tendo acesso à banda larga, mais de 700 mil casas ainda sofrem com conexão discada. Deste 30 milhões de acesso, 77% são fixas e 43,5% são móveis. Com exceção de Rondônia, toda a região Norte conta com mais acesso à internet móvel. Os dados de 2014 ainda não foram creditados, mas acredita-se que houve um aumento de 50 milhões de acessos.

Continuando neste ritmo, é esperado que até 2019 o acesso via celular supere o de computadores em praticamente todos os estados do país. Com o investimento em redes mais rápidas, expansão do 4G, e planos mais acessíveis, a banda larga fixa poderá ser um artigo antiquado encontrado apenas em alguns lares.

Se curtiu, compartilhe!

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *