Últimas

Rebeldes enfrentam Exército perto de reduto de Assad na Síria

AMÃ (Reuters) – Rebeldes e tropas do Exército sírio se envolveram em combates pesados nesta quinta-feira ​na província de Latakia, no noroeste da Síria, uma região próxima ao reduto da família do presidente sírio, Bashar al Assad, disseram rebeldes e militares.

Uma fonte do Exército afirmou à agência de notícias Sana que caças atingiram esconderijos dos insurgentes na zona rural no norte de Latakia, deixando “dezenas de mortos e feridos”.

Os rebeldes tentaram no passado levar sua longa batalha de quatro anos para derrubar Assad para perto das áreas costeiras em poder do governo, como Latakia, a fortaleza da seita minoritária alauíta, do presidente.

Latakia é o principal porto na Síria e crucial para o objetivo dos insurgentes de derrubar o governo de Assad.

Duas fontes rebeldes disseram que os combates ocorriam perto das montanhas de Jabal al-Akrad, na área de alguns dos picos mais altos da Síria, incluindo Nabi Younis, que tem ampla vista de aldeias alauítas, e de Qardaha, a cidade natal da família Assad.

“A captura dos picos deixaria as aldeias alauítas em nosso campo de disparo”, disse por Skype um comandante rebelde de Ahrar al Sham baseado em Idlib.

Os insurgentes capturaram territórios estratégicos no sul e na província de Idlib, no noroeste, onde se aproximaram de Latakia.

Em agosto de 2013, rebeldes ajudados por combatentes estrangeiros foram capazes de capturar brevemente aldeias povoadas pela minoria alauíta, de Assad.

Diplomatas dizem que os rebeldes estão tentando pressionar o sobrecarregado Exército em tantas frentes de batalha possíveis para forçar os militares a espalhar seus recursos, que são cada vez mais reduzidos.

(Reportagem de Suleiman Al-Khalidi)

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *