Últimas

TSMC poderá ser a responsável por fabricar o chipset Apple A10 a 10nm em 2016

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Intel e Samsung já contam com produção de chipsets a 10nm agendada para 2016. Com isso, a TSMC, outra grande fabricante de semicondutores, não poderia ficar para trás. A empresa também havia informado que no próximo ano já começaria a fabricar os primeiros chipsets a 10nm para suas parceiras, mas uma nova informação revela que a companhia já pretende iniciar a produção no próximo mês.

Isso significa que teremos smartphones com chipsets fabricado a 10nm ainda este ano? Calma, não é simples assim. TSMC precisa produzir as primeiras unidades para que testes sejam realizados para saber se o produto trabalha dentro das novas especificações. É normal que sempre os primeiros lotes apresentem alto consumo ou grande aquecimento e que nas levas seguintes isso seja reduzido. Assim, os modelos produzidos este ano deverão servir apenas como unidades de testes para serem enviadas às empresas que irão adotar tais soluções em 2016.

Apple é uma grande interessada na novidade. Com isso, o Apple A10 poderá ser o resultado deste atual investimento da TSMC em suas 12 fabricas espalhadas por Hsinchu, Taiwan. Após o final desta produção de chips a 10nm, a companhia já espera iniciar a segunda parte de produção que trará os primeiros chipsets a 7nm para início de testes no final de 2016, com lançamento no mercado em 2017.

Ainda não sabemos se tais rumores podem ser levados com seriedade. A Apple nunca aposta 100% em um único fornecedor. Sendo assim, dificilmente veremos a TSMC dando conta de produzir toda a demanda de chipsets Apple A10. Atualmente, é cogitado que a TSMC será responsável por 30% da produção do Apple A9. Global Foundries e Samsung ficarão com o restante, sendo esta última a principal fornecedora, graças as suas novas fábricas com produção de chips a 14nm.

Com o mês de junho bem próximo, vamos esperar para vermos se tais rumores realmente possuem alguma base de verdade.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *