Últimas

Algumas funções adicionadas pela Apple que já existiam em outros sistemas

Da Redação do site Tudocelular.com.br

A Apple apresentou recentemente ao mundo o iOS 9 e o OS X El Capitan, as mais novas versões de seus sistemas operacionais. Com elas, foram anunciadas uma série de novidades para os usuários dos produtos das Maçãs, porém algumas pessoas mais atentas notaram que muitas destas funções não eram exatamente algo inédito, ao menos para quem possui aparelhos de outras fabricantes.

Para demonstrar um pouco isso, resolvemos separar esta lista comparando as principais novidades apresentadas pela casa de Cupertino para seus fiéis seguidores com o que já existia em outras plataformas, demonstrando assim que não será preciso adquirir exclusivamente um produto da Apple para contar com muitas destas funções.

Multitarefas do OS X

A tela de multitasking do OS X passou por uma grande reformulação com o El Capitan, ganhando a possibilidade de ser dividida entre dois aplicativos e ainda com a possibilidade de escolher entre vários que estão abertos através de uma prática área onde todas as opções aparecem dispostas.

Vale notar, contudo, que isto já existe no Windows desde a sua versão 7 lançada em 2009, algo que é ainda mais similar se compararmos com o que foi apresentado no Windows 10, já que foi inserida a opção de escolher quem irá ocupar a segunda área da janela através dos programas abertos.

Fixar abas e silenciar áudio no Safari

Algo que foi muito comentado por parte dos usuários de produtos da Apple foi a possibilidade de fixar suas abas no canto superior esquerdo, fazendo assim com que elas estejam disponíveis de uma maneira rápida e prática, além de funcionarem de maneira independente das demais, ou seja, caso você clique em algum link dentro delas, ele automaticamente será aberto em uma nova guia.

Além disso, a companhia também inseriu uma útil função onde o usuário poderá descobrir qual aba é responsável pela reprodução de um áudio que estiver sem executado, podendo ir até ela ou silenciá-la imediatamente, o que pode ajudar quem costuma abrir dezenas de sites de maneira consecutiva.

Ambas as funções, contudo, já estão presentes no Chrome há algum tempo, mesmo que a opções de silenciar guias seja desabilitada por padrão. Para ativá-la, basta acessar o menu “chrome://flags” diretamente através de sua barra de endereços. Vale notar, contudo, que para contar com a possibilidade de descobrir automaticamente qual aba está sendo responsável pela reprodução de um áudio no navegador da Google, é preciso instalar uma extensão como a MuteTab.

Transporte público no Apple Maps

Como o próprio nome já diz, no iOS 9 é possível que você visualize o trânsito de metrôs, ônibus e trens diretamente de seu smartphone ou tablet, algo que ajuda muita gente em cidades desconhecidas. Isto, entretanto, não é nenhuma novidade para usuários de aparelhos com Android ou até mesmo com Windows Phone, já que tanto o Google Maps quanto o HERE Maps contam com esta opção há algum tempo.

Devemos destacar, entretanto, que a Apple possui o mapa de várias estações de metrô ao redor do mundo, conseguindo detalhar o modo como o usuário deverá chegar até a plataforma onde pegará o seu meio de transporte. Isto certamente é algo que seria bem vindo em soluções de suas concorrentes.

Novas funções do Spotlight

A Apple adicionou algumas funções interessantes no Spotlight presente no OS X El Capitan, que passará a apresentar respostas mais diretas a determinadas buscas, como informações sobre previsão do tempo, resultado de jogos e muito mais. Isto, entretanto, é algo que já existe até mesmo no iOS há alguns anos através da Siri, e que foi levado ao mundo dos desktops de maneira direta pela Cortana no Windows 10.

Vale lembrar que a Google também tem algo semelhante, funcionando através do Chrome em desktops ou do Now em dispositivos Android. De acordo com a apresentação da companhia da Maçã, porém, os algoritmos inseridos em sua nova versão do Spotligh possuem uma capacidade impressionante de reconhecimento de sentenças, sendo capaz de entender algo tão subjetivo quanto “e-mails do Phil que eu ignorei”.

Multitarefa do iOS 9

Assim como para o OS X El Capitan, a Apple inseriu a opção de dividir a tela de seus smartphones e tablets com o iOS 9 entre dois aplicativos. Vale notar, contudo, que isto já existe em aparelhos da Samsung há alguns anos, sendo este um dos principais diferencias da TouchWiz. Além disso, a própria Google resolveu inserir esta função no Android M, o que significa que várias interfaces customizadas da plataforma poderão utilizá-la sem qualquer problema.

Isto também é algo possível no Windows desde a sua versão 8, e que foi aprimorado ainda mais nas edições seguintes, devendo chegar aos smartphones com o Windows 10 Mobile quando a edição final do sistema estiver disponível.

Vídeo em janela flutuante

Esta provavelmente foi uma das características que mais chamaram a atenção de quem curte assistir vídeos no smartphone ou tablet. Com o iOS 9, será possível visualizar os seus filmes e séries em uma prática janela flutuante, que pode ser redimensionada de acordo com o gosto do usuário.

A Apple, entretanto, parece ter ido novamente até a sua rival sul-coreana para buscar inspiração, pois esta função está presente em aparelhos com a TouchWiz há alguns anos, mesmo que apenas em modelos mais parrudos como as linhas Galaxy S e Note.

Além destas funções, podemos lembrar da possibilidade de aumentar o tamanho do cursor do mouse no OS X El Capitan com o uso de gestos, algo presente no Windows há vários anos. Destacamos ainda a opção de mover o cursor do teclado no iOS 9 ao realizar gestos com dois dedos na direção desejada, algo que usuários do Android conhecem há algum tempo, desde que utilizem versões customizadas do sistema.

E você, conhece alguma outra “novidade” apresentada pela Apple que já existe em outros sistemas? Deixe-nos seu comentário abaixo!

Se curtiu, compartilhe!

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *