Últimas

Baixista e cofundador da banda Yes, Chris Squire morre aos 67 anos

Squire era referência pelo uso de efeitos de guitarra no baixo. Foto: Divulgação
Squire era referência pelo uso de efeitos de guitarra no baixo. Foto: Divulgação

Por meio de comunicado oficial, a banda Yes anunciou a morte do baixista e cofundador Chris Squire na noite desse sábado (27). O músico passava por um tratamento de leucemia linfoide aguda e, segundo o comunicado, faleceu em Phoenix, Arizona, nos Estados Unidos. Squire passou os últimos momentos da vida “nos braços de sua mulher, Scotty”. Chris deixa esposa e cinco filhos.

Squire tocava no Yes desde 1968 e, atualmente, era o único integrante a participar de todos os 21 discos do grupo. Em nota, Chris havia comunicado que não participaria da próxima turnê da banda, prevista para novembro, nos EUA. “Será a primeira vez que o Yes se apresentará sem mim”, divulgou em nota. A banda estava em recesso desde maio, quando Squire anunciou a doença.

O britânico era uma referência pelo uso de efeitos de guitarra no baixo. Era considerado um dos baixistas mais importantes de todos os tempos. Na formação atual, o Yes, além de Chris Squire, contava com Geoff Downes (teclados), Jon Davidson (vocal), Steve Howe e Billy Sherwood (guitarras) e Alan White (bateria).

Fãs lamentam
Na internet, fãs comentaram a morte do cofundador do Yes nas redes sociais. O grupo se apresentou algumas vezes no país, entre elas no primeiro Rock In Rio, em 1985. A última visita ao Brasil foi em 2013. “RIP, minha maior referência como baixista, goodbye Chris Squire!”, tuítou Paulo Ricardo, jurado do Superstar. “RIP e obrigado”, escreveu o guitarrista Joe Satriani.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *