Últimas

Câmara de Representantes bloqueia projeto de Obama sobre livre comércio

Manifestantes anti-livre comércio protestam em frente ao Congresso dos EUA, em 12 de junho de 2015. Foto: MANDEL NGAN/AFP
Manifestantes anti-livre comércio protestam em frente ao Congresso dos EUA, em 12 de junho de 2015. Foto: MANDEL NGAN/AFP

A Câmara de Representantes do Congresso americano impôs nesta sexta-feira uma pesada derrota à agenda comercial de Barack Obama, ao bloquear uma lei que concedia ao presidente amplos poderes para concluir um extenso acordo com países do Pacífico.

O resultado representa um duro revés para Obama.

O presidente democrata fez nesta sexta-feira um último esforço junto ao Congresso para tentar garantir a aprovação da lei.

Faltando algumas horas para a votação, Obama fez uma visita surpresa ao Capitólio para convencer os legisladores de seu próprio partido de que o acordo comercial, denominado Autoridade para Promoção do Comércio (TPA, em inglês), não prejudicaria os empregos do país.

Paradoxalmente, nesta iniciativa, Obama tinha o apoio da maioria dos legisladores do opositor Partido Republicano, mas enfrentava rígida resistência do seus correligionários democratas.

Depois de deixar uma reunião a portas fechadas com representantes de seu partido, o presidente não se mostrou muito otimista ao ser consultado pela imprensa sobre as perspectivas de aprovação do projeto.

A TPA já havia passado pelo Senado e era crucial para que a Casa Branca avançasse em um ambicioso projeto comercial, o maior tentado até agora, reunindo países com costa para o Pacífico, o que na América Latina abrange o Chile, o Peru e o México.

Esse bloco representa pouco menos de 40% de todo o comércio global, segundo os analistas.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *