Últimas

Celpe emite alertas para situações de risco durante festejos juninos

A Companhia Energética de Pernambuco emitiu alerta para situações de risco envolvendo fogueiras e fogos de artifício, bem como a instalação de decoração junina, próximos à rede de distribuição de energia elétrica durante os festejos dos mês

A primeira recomendação é sempre manter distância da rede elétrica e não soltar fogos de artifício na direção de postes e condutores de energia. A Celpe ressalta que os artefatos somente devem ser manuseados por adultos e utilizados em locais realmente distantes das redes elétricas, afastados inclusive de bandeirinhas e outros materiais inflamáveis. Da mesma forma, as fogueiras não devem ser acesas perto de postes ou sob os fios elétricos, uma vez que o calor das chamas pode superaquecer a rede, provocando rompimento da fiação.

A decoração junina é outro aspecto que requer atenção na prevenção de acidentes. Enfeites de ruas e praças com as típicas bandeirolas, faixas e outros adereços devem ser produzidos com materiais não condutores de eletricidade e não podem ser afixados próximos da fiação elétrica. Jamais devem ser amarrados aos postes ou mesmo aos fios condutores de eletricidade. A Celpe adverte que não é permitida a fixação de adornos, painéis, bonecos de pano, e artifícios de decoração, próximo à rede elétrica.

Outro alerta é quanto aos balões. A Celpe lembra que soltar balões é crime e é uma brincadeira de altíssimo risco, especialmente se o balão entrar em contato com um fio energizado ou cair dentro de alguma subestação. Nesse último caso, há grande riscos de explosões.

No ambiente doméstico ou na rua, os cuidados com eletricidade devem ser redobrados. Em casos de  ligações  provisórias de energia para o suprimento das instalações elétricas de arraiais ou barraquinhas que comercializam comidas típicas e fogos de artifício, o serviço apenas pode ser executado por profissionais da Celpe. Ligações clandestinas, além de sobrecarregar o sistema, representar risco de curto-circuito e acidentes graves, é crime previsto no Código Penal Brasileiro.

Em eventos de maior porte, como shows e concursos de quadrilhas, é importante ter  uma proteção elétrica nas instalações que contemplem a distribuição das cargas e proteção seletiva. Apenas os profissionais capacitados podem executar esse serviço.

A montagem de barraquinhas, camarotes, arquibancadas, palanques, palcos e a utilização de veículos de som devem levar em conta a distância mínima de segurança em relação à rede elétrica, que deverá ser consultada junto a Celpe. Todas essas estruturas devem contar com o devido aterramento elétrico. Durante a montagem e a desmontagem, os operários deverão ficar atentos a essa distância e manusear ferramentas e peças metálicas com cuidado.

Dicas de segurança

– Não solte balões, eles podem causar graves acidentes se atingirem a rede elétrica ou subestações;
– Não solte fogos ou acenda fogueiras próximo à rede de energia elétrica. Fios e postes podem ser danificados, causando curtos-circuitos e interrupção de energia;
– Cuidado ao pendurar as bandeirinhas na rua, elas devem longe da fiação elétrica;
– Ligação clandestina é crime, pode dar cadeia e coloca a vida de pessoas em perigo;
– Em caso de fios caídos, isole a área e mantenha uma distância segura. Ligue de imediato para prontidão de luz;
– Não monte arraiais próximo à rede de energia elétrica;
– Ligações provisórias para o São João devem ser solicitadas à Celpe.

Procedimentos em caso de acidente

– Isolar o local, não permitindo a aproximação de pessoas;
– Jamais tocar em fios partidos;
– Não tentar retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios, sem que antes um profissional capacitado assegure que a energia foi desligada;
– Ligar imediatamente para o Samu (192), Corpo de Bombeiros (193) e Celpe (0800 081 0196).

 
 

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *