Fiéis fazem festa para São Pedro em todo o estado nesta segunda-feira

Rio – Fiéis dão graças e homenageiam São Pedronesta segunda-feira em várias cidades. Nas paróquias de São Pedro na capital (na Cidade Nova e em Cavalcante) haverá missas o dia todo e procissões. Em alguns municípios, as atividades começaram no final de semana e se estendem até o dia 4 de julho. Neste domingo, em Maricá, por exemplo, pescadores, que têm São Pedro como protetor, realizaram, em embarcações, a tradicional Procissão das Águas, além de missas e barracas de comidas e bebidas típicas. Na Capela de Ponte Negra, os festejos começam às 6h com alvorada. Às 17h, procissão até a praia. Às 20h, tem show do cantor Sidney Santos.

Em Niterói, na Capela de São Pedro de Jurujuba, na Avenida Dr. Carlos Ermelindo Marins, a alvorada está marcada para 5h, com missa solene às 9h. Em seguida, os devotos seguirão a pé até o cais de Charitas para uma procissão marítima, que percorrerá a Baía de Guanabara, indo até Icaraí. Após a midda das 19h, as bandas católicas Sete Dons e O Precursor, fazem show no pátio da capela. À meia-noite tem queima de fogos.

Em Araruama, haverá missa às 18h e procissão. Alvorada, às 6h30, também dá início à programação em São Pedro da Aldeia. Às 16h30, haverá Auto de São Pedro, procissão e missa campal. Às 21h, um show com a banda Novo Caminho na Travessa Hildegardo Milagres. Em Paraty está sendo realizada a 52ª Festa de São Pedro e São Paulo, na Ilha do Araújo. O ponto alto será dia 5 de julho, quando as imagens dos santos seguirão da igreja matriz até o Cais de Turismo, às 10h.

Já em São João da Barra, que ostenta, há 147 anos, um dos circuitos juninos mais badalados do estado, há programação em diversas paróquias. Na principal, na sede, pescadores abrem os festejos às 6h com fogos e banda.

Originalmente matéria publicada no Jornal O Dia (http://odia.ig.com.br)

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *