Últimas

GameWorks VR: Nvidia revela ferramenta para produção de jogos em realidade virtual

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Durante a Computex 2015, que acontece esta semana em Taiwan, Nvidia revelou um novo conjunto de ferramentas para desenvolvedores de jogos que trabalham com realidade virtual sob o rótulo GameWorks VR. O conjunto de ferramentas de programação e atualizações do mecanismo gráfico tem como objetivo garantir o melhor desempenho possível para computadores que proporcionam experiências de realidade virtual.

Do Oculus Rift a até o Valve HTC Vive, realidade virtual passou os últimos anos fora do alcance para o mercado consumidor normal. Mas isso está prestes a mudar. Recentemente, Oculus anunciou que está pronta para lançar ao público em 2016 o seu tão aguardado produto. Centenas de desenvolvedores de jogos estão trabalhando para suportar opções de realidade virtual em seus projetos, e com o lançamento das novas ferramentas da Nvidia, empresa líder em hardware de gráficos do mundo, este acaba sendo mais um passo no sentido de assegurar que a realidade virtual não decepcione desta vez.

Principalmente, as novas ferramentas GameWorks VR visam ajudar os desenvolvedores a garantir que um computador só necessite renderizar os gráficos como eles serão entregues a um conjunto de óculos de realidade virtual. Os gráficos são remodelados para uso em realidade virtual, ajustando-se corretamente às lentes ópticas especiais usadas ​​para criar um amplo campo de visão para o usuário.

Até agora, os motores gráficos vêm tipicamente gerando imagens VR como se eles estivessem sendo desenvolvidos para uma tela normal, onde as mesmas eram então adaptadas posteriormente. Isso cria um esforço ao desperdiçar tantas partes de uma imagem com os quadros ​​que não vão realmente serem vistos. Como o GameWorks VR tem como objetivo garantir que apenas as imagens necessárias para a saída de realidade virtual seja realmente renderizadas, isso evita o gasto desnecessário no consumo e uso da GPU integrada.

Em última análise, através da remoção de todos os elementos desnecessários durante o processo de gráficos, Nvidia está apontando para ajudar os desenvolvedores a tornarem a experiência de realidade virtual tão suave quanto possível. Isso ajudará esta nova tendência a ganhar cada vez mais forma, já que a falta de uma ferramenta dedicada acaba atrasando todo o processo de desenvolvimento.

Nvidia é a empresa dominante no hardware de processamento gráfico, controlando cerca de 70% do mercado atual de PCs desktop e notebooks. Sua rival direta, a AMD, está bem atrás em PCs, mas vem dominando todo o mercado de consoles através dos Microsoft Xbox, Sony PlayStation e Wii, da Nintendo. Ainda não sabemos se a AMD também pretende investir no mercado de realidade virtual, mas é esperado que a Nvidia não fique sozinha neste segmento.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *