Últimas

Iêmen sofre novos ataques aéreos sauditas em meio a prenúncio de conversas de paz

  • MOHAMED AL-SAYAGHI

Por Mohammed Ghobari

SANAA (Reuters) – Fontes políticas relataram nesta segunda-feira progresso nos esforços para estabelecer um diálogo entre as facções rivais do Iêmen, enquanto aviões de guerra da coalizão liderada pela Arábia Saudita realizaram ataques aéreos contra a etnia houthi em todo o país.

O vizinho Omã, que busca o fim dos mais de dois meses de combates que mataram quase duas mil pessoas, está mediando as conversas entre autoridades dos Estados Unidos e representantes dos houthis.

Fontes políticas de Omã confirmaram nesta segunda-feira que diplomatas do vizinho neutro do Iêmen estão negociando o diálogo entre autoridades houthis e dos EUA em um hotel de luxo na capital Muscat com o objetivo de encontrar uma solução pacífica para o conflito.

Políticos independentes de Sanaa, a capital iemenita, conseguiram aparar arestas entre os houthis e o governo exilado no leste do país de forma a abrir caminho para eventuais negociações com o respaldo da Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra.

“Há progresso nas conversas para se chegar a um acordo para uma trégua longa e para ressuscitar o diálogo político”, disse um político à Reuters, sob condição de anonimato.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *