Últimas

'Inflação do aluguel' acelera e acumula alta de 5,59% em 12 meses

Publicidade

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), referência para a correção de contratos de aluguel, subiu 0,67% em junho, pressionado por uma aceleração generalizada da alta dos preços, informou a Fundação Getúlio Vargas nesta segunda-feira (29). Neste ano, a variação acumulada é de 4,33%, enquanto que em 12 meses, o IGP-M registrou alta de 5,59%.

No mês anterior, o índice já havia avançado 0,41%. Pesquisa da Reuters apontava expectativa de alta de 0,65% para junho, segundo a mediana das projeções.

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou nesta segunda (29) que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral, subiu 0,41%, ante alta de 0,30% em maio.

No IPA, os preços das Matérias-Primas Brutas passaram a registrar uma alta de 0,24% em junho, após queda de 0,60% no mês anterior.

O Índice de Preços ao Consumidor, com peso de 30% no IGP-M, acelerou por sua vez a alta a 0,83% em junho, contra 0,68% em maio.

No varejo, o destaque ficou para o grupo Despesas Diversas, cuja alta acelerou para 5,47% neste mês, contra 0,87% antes. Nesta classe de despesa, a taxa do item jogo lotérico, passou a uma alta de 49,37%, contra 2,76% em maio.

A FGV também informou que o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) avançou 1,87%, ante alta de 0,45% em maio.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis.

Fonte: Folha de São Paulo
www.folha.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *