Últimas

Lula diz que governos precisam combater a pobreza

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta sexta-feira do Fórum de Ministros da Agricultura da Expo Milão 2015 e cobrou que os governos ajam para erradicar a pobreza.

“Os governantes precisam se preocupar com o combate à pobreza quando definem os valores de seus orçamentos. É preciso um desenvolvimento econômico inclusivo e programas eficientes para a distribuição do crédito”, disse o ex-mandatário na sessão de encerramento.

Citando o Bolsa Família, Lula destacou que “com as políticas brasileiras, em 12 anos, tiramos 36 milhões de pessoas da extrema pobreza e criamos 22 milhões de postos de trabalho”. O ex-presidente também ressaltou que esses projetos devem ter uma contrapartida, como a exigência das crianças nas escolas.

“No Brasil, nós usamos o Bolsa Família para a distribuição de crédito e com ele garantimos renda aos cidadãos pobres. Com este programa, nós beneficiamos 50 milhões de pessoas e isso, além de combater a pobreza, reintroduziu as pessoas no ciclo econômico”, destacou. 

Lula também comentou sobre um dos problemas que mais atingem a Europa, em especial a Itália: a imigração ilegal através do Mar Mediterrâneo. 

Dizendo que é “melhor apoiar o desenvolvimento dos países pobres a fechar as portas dos países ricos para a imigração”, o ex-mandatário afirmou que é preciso dar apoio aos países de onde vêm essas pessoas para atuar na raiz dos problemas.

Na Expo que debate a questão dos desafios alimentares do mundo, Lula ressaltou a importância de falar sobre o tema e cobrou uma postura mais forte dos políticos. “Durante as campanhas eleitorais, os políticos consideram os pobres mais importantes que os banqueiros. Depois das eleições, os políticos consideram os banqueiros mais importantes que os pobres”, criticou.

Antes de seu discurso para os ministros, o ex-chefe de Estado acompanhou – da primeira fila – o discurso da primeira visita do presidente italiano, Sergio Mattarella, no evento. A agenda de Lula na Itália segue por mais dois dias, sendo que neste sábado (06) ele participará da 39ª Conferência das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e no domingo (07), ele terá um encontro com jovens no “Rome 4 the Planet” (“Roma para o Planeta”), organizado pela Prefeitura da capital italiana.

Fonte: Band.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *