Últimas

Microsoft está trabalhando para tornar o Windows Live Writer uma ferramenta open source

Da Redação do site Tudocelular.com.br

O Windows Live Writer é uma antiga ferramenta para blogueiros, que fazia parte do conjunto Windows Live desde 2006. O pacote foi quase todo descontinuado ou substituído por outros serviços, tais como o OneDrive e o Skype. Porém, o Writer continuou, mesmo que muitos nem se lembrem mais dele. E aparentemente, ainda terá vida longa, pois a Microsoft vai torná-lo uma ferramenta open source.

Ainda hoje o Live Writer é utilizado e até popular entre um pequeno grupo de usuários; talvez por isso a Microsoft ainda o mantém ativo. Porém, como não é de surpreender, a aplicação não recebe manutenção há muito tempo. A última grande atualização que houve foi em 2012 e uma pequena em 2014 e, pior ainda, a Microsoft não tem planos para substituir por uma nova ferramenta. Por isso, houve um apelo para que a empresa liberasse o código para a comunidade dar continuidade às melhorias.

A companhia já havia dito que estava estudando oferecer o software em código aberto desde junho de 2014, mas até então os usuários ainda esperavam. Agora, a notícia chegou através da conta pessoal no Twitter de Scott Hanselman, da Microsoft, respondendo a um usuário preocupado com a compatibilidade da ferramenta com o Windows 10. Hanselman disse que não havia necessidade para se preocupar uma vez que o Live Writer está prestes a se tornar open source.

@pzerger @rodtrent we are going to open-source live writer, so don’t worry

— Scott Hanselman (@shanselman) 10 junho 2015

A questão agora é “quando”. O tuíte de Hanselman causou uma certa repercussão e o próprio se mostrou surpreso que sua mensagem causasse tanta animação. Porém, às perguntas sobre data em que a Microsoft vai liberar o código, Hanselman apenas responde “nós estamos trabalhando ativamente nisso agora”, e promete que avisará o mais rápido possível.

É certo que caso o Live Writer venha a se tornar uma ferramenta open source, a comunidade de desenvolvedores e entusiastas se encarregará de fornecer uma boa e contínua atualização, além de suporte para o Windows 10. Mas enquanto não há nada realmente confirmado oficialmente, resta apenas aguardar por mais novidades.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *