Últimas

Microsoft registra patente com novas funções para as Live Tiles

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Desde o Windows Phone 7 que a Microsoft vem apostando em uma interface baseada no uso de live tiles para seus dispositivos móveis. A tela inicial ganhou algumas novidades interessantes com a chegada de versões mais atuais da plataforma, como uma terceira fileira de itens (ou quarta, dependendo do seu dispositivo) e novos tamanhos, além da possibilidade de criar pastas e inserir um plano de fundo por trás dos famosos blocos dinâmicos.

Ainda assim, parece que a companhia não está satisfeita com o que foi feito até o momento, pois há algum tempo que vemos diversos relatos sobre a chegada de funções que tornariam tudo ainda mais interativo do que já é. Após o vazamento de um documento sobre o chamado MixView, eis que a dona do Windows resolveu registrar uma patente com algumas ideias de como melhorar a tela inicial dos dispositivos com o seu sistema.

Como pode ser visto, teremos alguns novos gestos que criarão novos efeitos nos blocos dinâmicos, permitindo assim que mais informações e opções sejam disponibilizadas para o usuário. Para isto, seriam utilizados sensores de gestos 3D para que o aparelho pudesse perceber quando você posicionar o dedo sobre determinada tile, algo semelhante ao que é visto na TouchWiz da Samsung com o AirView.

Além disso, temos a presença de algumas janelas que funcionariam como tiles independentes, sendo exibidas conforme alguma ação fosse necessário por parte do usuário. Isto aconteceria, por exemplo, quando um alarme fosse programado, sendo exibido uma janela informando sobre isto um minuto antes do alarme realmente tocar, e dando assim a possibilidade do usuário desativar ou colocar em “modo soneca”.

Outra novidade que pode ser vista na patente é a presença de um modo mais rápido para alternar entre tipos de uso do aparelho, permitindo que sua tela inicial seja organizada para que os apps favoritos de cada ocasião sejam exibidos. Com isso, você poderá escolher um tipo de organização para quando estiver trabalhando e outra para quando estiver em casa, por exemplo.

Vale lembrar que a Microsoft ainda não se pronunciou sobre o assunto, restando aguardarmos que a companhia libere algum comunicado para sabermos se estas funções serão realmente inseridas em um futuro breve. Isto é preciso porque muitas vezes temos o registro de patentes que nunca chegam a ver a luz do dia, servindo apenas para lucrar em cima de companhias rivais ou proteger a propriedade intelectual da desenvolvedora.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *