Últimas

Morre aos 88 a cantora Ronnie Gilbert, vocalista do grupo de folk The Weavers

Publicidade

A cantora Ronnie Gilbert, membro do influente quarteto de folk The Weavers nos anos 1950, morreu no sábado (6), aos 88, de causas naturais. Ela vivia em um asilo na região portuária de São Francisco.

Com os Weavers – formado também por Pete Seeger, Lee Hays e Fred Hellerman –, Gilbert ajudou a trazer à tona um revival do folk norte-americano, despejando no mercado hits como “Goodnight Irene”, “Tzena Tzena Tzena”, “On Top of Old Smokey”, “If I Had A Hammer”, “Kisses Sweeter Than Wine” e “Wimoweh”.

Richard Drew – 28.nov.80/Associated Press
Ronnie Gilbert canta em show de reunião do grupo The Weavers em novembro de 1980
Ronnie Gilbert canta em show de reunião do grupo The Weavers em novembro de 1980

O grupo chegou ao auge da popularidade antes de sua postura esquerdista tornar-se alvo da campanha anticomunista durante o governo McCarthy. Os Weavers entraram em uma lista negra, e não conseguiram mais gravar, aparecer na TV ou no rádio ou se apresentar em shows ao vivo, e acabaram se separando.

Gilbert seguiu a carreira solo como canora, atriz e psicóloga. Seu livro de memórias, “Ronnie Gilbert: A Radical Life in Song” (Ronnie Gilbert, uma vida radical em músicas), será publicado no segundo semestre. Ela deixa a filha, Lisa, e Korones, seu parceiro nos últimos 30 anos.

Fonte: Folha de São Paulo
www.folha.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *