Últimas

Nascida em família ligada aos livros, Dinah Silveira de Queiroz foi biógrafa e ensaísta


15/06/2015

16h57


da Livraria da Folha

Dinah Silveira de Queiroz nasceu no dia 9 de novembro de 1911, em São Paulo. Eleita em 1980 para a Academia Brasileira de Letras, foi biógrafa e ensaísta e escreveu ficção adulta, literatura infantil e textos para jornais e emissoras de rádio.

Nascida em uma família ligada aos livros, publicou “Floradas na Serra”, seu primeiro romance, em 1939. No ano seguinte, recebeu o Prêmio Antônio de Alcântara Machado, da Academia Paulista de Letras, como prova do reconhecimento da crítica. O livro ganhou uma adaptação cinematográfica em 1955.

Em 1954, a autora publicou o romance histórico “A Muralha” para comemorar o IV Centenário da Função de São Paulo, recebendo da Academia Brasileira de Letras o Prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra.

No início dos anos 1960, casada com o diplomata Dário Moreira de Castro Alves, assumiu o cargo de adido cultural da Embaixada do Brasil em Madri, na Espanha.

Dinah Silveira de Queiroz morreu no Rio de Janeiro, em 27 de novembro de 1982.

A série “Essencial” apresenta cada um dos ocupantes das 40 cadeiras de Academia Brasileira de Letras ao longo da história e os patronos da instituição. Escritos por acadêmicos e especialistas, os livros trazem informações básicas sobre os principais nomes da ABL, além de uma breve antologia dos autores, com textos de destaque.

Alcmeno Bastos nasceu em Belém, no Pará, e mora no Rio de Janeiro. Graduado em letras pela Universidade Gama Filho, é professor de literatura brasileira na UFRJ. Já publicou diversos trabalhos em livros e periódicos no Brasil e no exterior.

*

DINAH SILVEIRA DE QUEIROZ
AUTOR Alemeno Bastos
EDITORA Imprensa Oficial
QUANTO R$ 9,00 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.


+ Conteúdo

+ Canais



Fonte: Folha de São Paulo
www.folha.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *