Últimas

Nobel deseja encerrar projeto com a Fifa, que aponta falta de 'fair play'

Publicidade

O conselho do Nobel Peace Center, que responde pelos prêmios Nobel, anunciou nesta terça-feira (16) que deseja encerrar a parceria com a Fifa no projeto “Handshake for peace” (“Aperto de mãos pela paz”). A decisão foi tomada em meio ao maior escândalo da história do futebol mundial, que tem a Fifa como protagonista.

O projeto foi criado em 2012 pelo Nobel Peace Center e pela Associação de Futebol da Noruega em 2012, e no mesmo ano foi feito o acordo segundo o qual o projeto seria promovido em competições organizadas pela Fifa.

O “Handshake for peace” propõe o aperto de mãos entre os capitães de equipes adversárias ao final das partidas, e o Nobel Peace Center recebeu € 800 mil (cerca de R$ 2,8 milhões) da Fifa por conta da parceria.

Isto é Blatter

“O conselho pede à administração da instituição [Nobel Peace Center] que encerre a parceria com a Fifa assim que as circunstâncias permitam. O conselho também pede à administração para que dialogue com a Associação de Futebol da Noruega para possibilitar a continuidade do ‘Handshake for Peace’ no futuro”, disse a nota divulgada pelo Nobel Peace Center.

A Fifa, informada pela imprensa, lamentou a decisão tomada pela instituição.

“A Fifa reluta em aceitar essa abordagem unilateral no tocante a uma iniciativa conjunta entre a comunidade do futebol e Nobel Peace Center”, disse a Fifa em nota. “Esta ação não corresponde ao espírito do ‘fair play’, especialmente ao obstruir a promoção dos valores da construção da paz e da antidiscriminação.”

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, que renunciou ao cargo no começo do mês, já manifestou publicamente suas ambições de ganhar um Prêmio Nobel da Paz, pelo trabalho de divulgação do futebol pelo mundo. No momento, esse desejo parece distante.

Fonte: Folha de São Paulo
www.folha.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *