Últimas

Nove truques para melhorar suas buscas no Google

Publicidade

Resolver seus problemas no Google já é algo rotineiro. Seja na busca por uma receita para cozinhar algo com apenas quatro ingredientes ou descobrir qual o jogador que mais marcou gols na Copa de 1982 (Paolo Rossi, da seleção italiana).

Mas como aproveitar melhor o que esse “oráculo” tem a oferecer? Reunimos nove truques para aprimorar suas buscas no Google.

1. Esqueça a pontuação

Acentos, letras maiúsculas ou minúsculas –nada disso faz diferença nos resultados. E também não importa se você escreve com erros ortográficos. Isso porque o corretor automático do Google utiliza a grafia mais usada da palavras.

2. Refine sua busca

Na própria página do Google há um botão para se ajudar as configurações da buscas, seja por país ou por idioma.

Também é possível fazer uma busca avançada, determinando, por exemplo, o período de tempo em que o conteúdo foi atualizado ou publicado ou ainda o formato do arquivo da informação procurada.

Usando os termos corretos, o site pode, por exemplo, fazer contas para você.

3. Não se esqueça das aspas

Para buscar por frases exatas, basta colocar a frase entre aspas. Mas tenha em mente que alguns resultados relevantes podem não aparecer ao se usar aspas. Por exemplo, se usá-las para procurar “Alexander Bell”, não vão aparecer as referências a Alexander G. Bell.

4. Para buscar em um site específico

Se você está certo de que a informação que busca está em um site específico, basta digitar “site:” (sem aspas) antes do termo buscado. Exemplos: site: bbcbrasil.

5. Buscar por formatos

Se você está em busca de arquivos específicos –seja.PDF,.PPT ou.XLS–, acrescente o termo “filetype:” seguido da abreviatura de três letras do tipo de arquivo. Outra possibilidade é escolher o tipo específico de arquivo desejado na configuração avançada do Google.

6. Em busca de páginas relacionadas

Uma boa alternativa é usar o termo “related:” quando a ideia é encontrar uma página com conteúdo similar à de outra. Basta usar esse termo seguindo da URL do site.

7. Encontrando definições

Basta escrever “define:”, seguido da palavra procurada para se obter diferentes descrições e definições dela.

8. Para fazer uma conta

Se você colocar uma equação matemática no box de busca, o Google fará as contas para você, te poupando o tempo de abrir a calculadora do computador.

9. Conseguindo resultados dentro de uma faixa específica de valores

Para isso, basta escrever dois pontos (..) entre os valores procurados. Por exemplo, se quiser comprar uma bolsa que custe entre entre 200 e 300 reais, escreva “bolsa R$ 200..R$ 300”.

Fonte: Folha de São Paulo
www.folha.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *