Últimas

Papa Francisco fará apelo à reconciliação durante visita à Bósnia

Saravejo – O papa Francisco irá fazer esta semana um chamado à reconciliação duradoura quando visitar a Bósnia, um país que permanece dividido étnica e religiosamente, 20 anos após o fim de uma guerra civil.

Com sua visita de um dia a Sarajevo, o Papa está jogando seu peso em um novo esforço da União Europeia para trazer mudanças a um país ainda marcado pela guerra que custou 100 mil vidas, depois que a Bósnia se separou da Jugoslávia. 


Papa Francisco fará uma visita a Saravejo na Bósnia

Foto:  Efe

A visita do papa Francisco ocorre poucos dias depois de a União Europeia pôr em prática um acordo há muito adiado para o estreitamento dos laços com a Bósnia, um primeiro passo para a possível adesão do país à UE e uma tentativa de lidar com frustrações sobre a pobreza e a corrupção que motivaram amplos protestos no país em fevereiro de 2014.

Fikret Novalic, primeiro-ministro da Federação Bósnia-Croata, entidade que com a República Sérvia, compõe o país, disse que a visita papal, combinada com o acordo com a UE “pode ​​ser parte desta ação internacional sincronizada para a Bósnia”.

“A Bósnia está novamente sob os holofotes e nós percebemos que esta é uma oportunidade para que nós nos juntemos ao mundo moderno”, disse Novalic sobre o acordo com a UE, em vigor desde 1 de junho, que desbloqueia fundos em troca de reformas políticas e econômicas.

Originalmente matéria publicada no Jornal O Dia (http://odia.ig.com.br)

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *