Últimas

Pesquisa revela que Android domina em países pobres, enquanto iOS é o favorito dos ricos

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Você se considera uma pessoa rica? Você vive em um dos países mais ricos do mundo? Se você respondeu “sim” para uma das perguntas, adivinhe o que: você provavelmente não tem um telefone com sistema Android.

É isso o que aponta um novo relatório que revela que a quota de mercado do sistema Android em todo o mundo está quase que diretamente correlacionada com o quão rico cada mercado é. Quanto maior a renda per capta de um país, menor é a participação do sistema do robozinho naquela região. Na outra ponta, a quota de mercado do iOS também está relacionada com a riqueza, fazendo o contrabalanço nesta equação. Então, se você é rico ou vive em um país rico, as probabilidades de você ter um iPhone como smartphone são bem altas.

O Android brilha mais em países mais pobres, como no Egito, onde o sistema móvel da Google detém uma participação de 92,25 por cento do mercado de smartphones. O Egito encontra-se na 120ª posição no ranking do PIB per capita. A Índia é também obcecada pelo Android contando com 88,71 por cento do marketshare, onde encontra-se até mesmo em posição mais baixa, ficando na 142ª colocação da tabela do PIB per capita.

Enquanto isso, nos países com posição mais elevada em PIB per capita, o iOS está dominando. Tanto na Noruega quanto na Dinamarca, ocupando as posições 2ª e 6ª respectivamente, o Android domina apenas 32 por cento da quota de mercado em cada país. Em Taiwan, classificada como 35ª no PIB per capita, a quota de mercado Android é de apenas 20 por cento.

Quando você compara esses números com o total de 61,8 por cento da participação global do Android, fica bem claro como a diferença no perfil de cada cliente muda a dominância do sistema em cada país. Só para se ter uma ideia. Em 2015, 90% dos smartphones vendidos no Brasil são Android. Isso mostra que o nosso país segue a mesma tendência de outros mercados emergentes. Mas qual o motivo para essa tendência?

A Apple nunca teve interesse em fazer dispositivos baratos. A sua primeira tentativa foi com o iPhone 5c que chegou ao mercado americano por US$ 549. Aqui no Brasil, o iPhone de plástico chegou acima dos R$ 2 mil, ficando muito acima do poder aquisitivo da média da população brasileira. Sendo assim, é esperado que a grande maioria aposte em soluções com Android ou Windows Phone.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *