Últimas

Primeiro-ministro grego apresenta propostas para evitar calote

Publicidade

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, apresentou neste domingo propostas para um acordo financeiro com credores. Ele conversou por telefone com a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente francês, François Hollande, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

“O primeiro-ministro apresentou a proposta da Grécia para os três líderes, em um acordo mutuamente benéfico para dar uma solução definitiva e não adiar a resolução do problema”, disse em comunicado o gabinete de Tsipras.

O chamado ocorre antes de uma reunião de cúpula de emergência de líderes da zona do euro, marcada para esta segunda-feira, para tentar evitar um “default” da Grécia. As negociações entre Atenas e seus credores internacionais sobre um acordo para a dívida permanecem estagnadas.

Depois de meses de disputas e uma corrida bancária que levou ao saque de bilhões de euros nos bancos gregos, o governo esquerdista de Tsipras sinalizou que está disposto a fazer concessões a fim de desbloquear 7,2 bilhões de euros de um pacote de resgate. O país precisa do dinheiro para pagar dívida de 1,6 bilhão de euros com o FMI, que vence no final do mês.

Editoria de Arte/Folhapress

Mas um dia antes da reunião de cúpula europeia em Bruxelas, ainda não está claro o quão longe irá Tsipras, eleito em janeiro com a promessa de dar uma alternativa a sua população, após de anos de austeridade.

O partido de Tsipras, o Syriza, planeja uma manifestação em Atenas para enviar “uma mensagem forte de resistência” contra demandas por mais cortes e aumentos de impostos em um país golpeado por anos de recessão.

Fonte: Folha de São Paulo
www.folha.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *