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Sucesso nos negócios: Empresas inovam em comunicação online

Rio – Um número cada vez maior de empresários, independentemente do porte, vêm usando as redes sociais e páginas na internet para se comunicar com seus clientes e fornecedores.

Empresas que não têm um perfil ou fanpage no Facebook, por exemplo, podem não ter o mesmo alcance de público das empresas que já aderiram ao novo tipo de relacionamento com o cliente.

A internet é um ambiente mais dinâmico e de respostas imediatas. Com um bom monitoramento da página e do conteúdo divulgado, a empresa consegue levantar dados importantes que podem garantir o futuro ou mesmo nortear o empreendedor sobre onde investir e quando.

Já que é um lugar público nada mais justo que utilizar uma linguagem menos formal. Leia mais abaixo.

Por Cezar Vasquez

PERGUNTA E RESPOSTA

“Tenho visto algumas empresas utilizando uma linguagem mais informal e criativa ao responder seus clientes via internet, como o Netflix. Esse caminho ainda é experimental ou já é uma mudança real no relacionamento com o cliente?”

Ana Lucia, Gloria

Prezada Ana Lucia, é bom saber que você acompanha as novidades. As empresas, de maneira geral, querem e precisam se aproximar de seus clientes e, com o uso da internet e das redes sociais, o relacionamento se tornou cada vez mais interativo e informal. Fanpage ou página de fãs é uma página específica dentro da rede social para que empresas, marcas ou produtos, associações, sindicatos e autônomos possam interagir com os seus clientes no Facebook.

Com a possibilidade de divulgar produtos/serviços, depoimentos de clientes satisfeitos ou reclamações, postar fotos e/ou vídeos, as ferramentas digitais promoveram uma mudança real no modo de relacionamento com o cliente. Isso é muito positivo, pois todos ganham. Os empresários podem estreitar a relação com os clientes, buscar prospects, entender os desejos dos consumidores, aumentar a base de clientes, divulgar novidades e tendências gratuitamente.

Do ponto de vista do clientes, os ganhos se traduzem em novos canais de comunicação com as empresas para reclamar, elogiar, tirar dúvidas e recomendar os produtos ou serviços. Outra ferramenta muito usada é o blog, bastante útil na comunicação de parceiros e clientes.

Instrumentos para se comunicar de maneira informal e criativa com os clientes não faltam. A questão crucial é a qualidade da comunicação. Aqui vão algumas dicas: responder prontamente, de forma clara e precisa; agradecer às pessoas que fazem comentários positivos ou não e jamais ignorar críticas e reclamações. Peça desculpas em casos de defeitos, atraso na entrega ou um serviço mal executado. Não se esqueça de reforçar que a empresa está sempre em busca de melhoria contínua.

Se precisar, entre em contato com o Sebrae/RJ pelo 0800 570 0800.

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras

Originalmente matéria publicada no Jornal O Dia (http://odia.ig.com.br)

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