Últimas

'Você comeria seu gato?', questiona livro sobre dilemas de Einstein


24/06/2015

21h09


da Livraria da Folha

Escrito por Jeremy Stangroom, editor e cofundador do periódico “Philosophers’ Magazine”, “O Dilema de Einstein” apresenta 25 enigmas que discutem o posicionamento moral do leitor ao apresentar argumentos que fundamentam os dois lados de cada questão.

“Você Comeria Seu Gato?” é o primeiro problema do livro, pergunta que também dá título ao original em inglês (“Would You Eat Your Cat?”). A tradução da editora Marco Zero faz referência ao livro “O Enigma de Einstein”, de desafios lógicos.

Para Stangroom, mesmo intuitivamente repulsivo e reprovável, o ato de se alimentar de um bicho de estimação pode esconder uma posição moral defensível ou apenas uma sensação de asco. “Se fizermos um julgamento moral com base nos sentimentos de repulsa, sempre haverá a possibilidade de condenarmos uma ação – ou até uma pessoa – sem uma boa razão para isso”, explica.

O livro é dividido em duas partes. Na primeira, os desafios descritos são relacionados a uma questão específica. A análise, que traz embasamento filosófico e respostas possíveis, fica no fim da edição. O autor recomenda que os desafios sejam realizados aos poucos, com intervalos para refletir sobre cada escolha.

Associated Press
O físico alemão Albert Einstein (1879-1955), conhecido por ter desenvolvido a Teoria da Relatividade
O físico alemão Albert Einstein (1879-1955), conhecido por ter desenvolvido a Teoria da Relatividade

*

O DILEMA DE EINSTEIN
AUTOR Jeremy Stangroom
EDITORA Marco Zero
QUANTO R$ 26,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.


+ Conteúdo

+ Ofertas



Fonte: Folha de São Paulo
www.folha.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *