Últimas

Após acordo, equipe de negociação é recebida com honras no retorno ao Irã

A equipe de negociação do Irã que conseguiu firmar um acordo histórico com os países do Grupo 5+1 sobre o polêmico programa nuclear da República Islâmica chegou nesta quarta-feira (15) a Teerã, onde foi recebida com honras, após uma noite na qual os iranianos foram festejar o pacto nas ruas.

Segundo a agência oficial “Irna”, o grupo liderado pelo ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, retornou a Teerã depois de ter passado 18 dias consecutivos em Viena participando da maratona de negociações.

Antes do retorno, os negociadores fizeram uma parada na cidade santa de Mashhad para visitar o mausoléu do imã Reza, um dos centros de peregrinação religiosa mais importantes para os xiitas.

Enquanto Zarif e seus acompanhantes voltavam a Teerã, milhares de pessoas saíram às ruas da capital iraniana para festejar o acordo.

Os iranianos esperaram até a noite, quando se encerra o jejum do mês sagrado do Ramadã, para percorrer as principais avenidas da capital e celebrar o pacto que colocou um fim em mais de 13 anos de conflito entre o país e a comunidade internacional.

As ruas de Teerã ficaram completamente engarrafadas enquanto a polícia se limitava a observar periodicamente determinadas vias para evitar que as pessoas não se concentrassem em qualquer local.

Para muitos iranianos, o pacto traz esperanças para que a própria situação política do país também melhore. O próprio Zarif ressaltou, logo depois de assinar o documento final, que o acordo deve ser visto como “o princípio de uma relação mais profunda do Irã com o mundo”.

“Não é um teto, mas um sólido alicerce. Agora devemos construir sobre isso”, escreveu o chanceler em sua conta no Twitter.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *