Últimas

Conheça os termos do dicionário MasterChefês

Da Redação | entretenimento@band.com.br

Os fãs de MasterChef são convidados todas as noites de terças-feiras a mergulhar na gastronomia e conhecer um pouco mais deste universo.

No entanto, muitas vezes, o júri formado por Henrique Fogaça, Erick Jacquin e Paola Carosella em conjunto com os participantes adotam alguns termos técnicos de gastronomia que são desconhecidos do público em geral.

Para ajudar os amantes do maior reality show culinário do mundo, o Portal da Band resolveu fazer um dicionário “MasterChefês” e traduzir alguns dos termos mais utilizados.

Veja os vocábulos:

À Dorê
Significado: É fritar o alimento em gordura quente após passá-lo na farinha de trigo.

À Milanesa
Significado: É fritar o alimento em gordura quente após passá-lo na farinha de rosca e no ovo.

Al Dente
Significado: É o ponto ideal do cozimento de cereais, massas e hortaliças. É uma expressão de origem na culinária italiana.

Caramelizar
Significado: É o processo que consiste em derreter o açúcar até o caramelo virar uma calda que pode ser utilizada como cobertura paradiferentes sobremesas.

Clarificar
Significado: É o procedimento de tornar uma calda limpa por meio da clara de ovo batido em neve e fervida posteriormente na própria calda. Na sequência, é necessário coar a calda após tirá-la do fogo.

Emulsão
Significado: É o processo de combinar líquidos que não se misturam.

Reduzir
Significado: É diminuir a quantidade de líquido por meio da fervura.

Refogar
Significado: É o processo de colocar o alimento para fritar em gordura em conjunto com temperos, como cebola e tomate, para dar gosto.

Saltear
Significado: É uma técnica culinária que consiste em garantir que o alimento conserve seu sabor ao submetê-lo a uma alta temperatura para criar uma camada protetora em torno da superfície da carne, peixe ou legume. É muito semelhante ao processo de fritura, mas com pouca quantidade de óleo.

Selar
Significado: É o procedimento que consiste em dourar a carne rapidamente em uma superfície bem aquecida para não perder o suco natural do alimento e evitar o ressecamento.

Sumo
Significado: É o termo utilizado para designar o líquido e os gomos que saem das frutas quando as mesmas são espremidas.

Brülé
Pronúncia: O correto é “brulhê”.
Significado: É o procedimento da culinária francesa que em que a superfície de açúcar é queimada rapidamente com um maçarico, caramelizando e a tornando quebradiça. É uma técnica válida para salgados e doces.

Brunoise
Pronúncia: O correto é “brunoase”.
Significado: É uma técnica da culinária francesa que consiste em cortar os vegetais crus em pedaços pequenos e regulares.

Confit
Pronúncia: O correto é “confí”.
Significado: É uma técnica francesa para conservar carnes de porco e pato, e consiste em cozinhar a carne e guardá-la imersa na própria gordura. No momento de servir, é necessário tirar a gordura, fritar um pouco a carne e depois aquecer o confit em fogo baixo.

Consommé
Pronúncia: O correto é “consomê”.
Significado: Especialidade da culinária francesa, é um caldo de carne ou de galinha clarificado até chegar ao ponto de uma sopa límpida e dourada.

Fondant
Pronúncia: O correto é “fondam”.
Significado: É o nome atribuído a uma cobertura açucarada que tem uma consistência lisa e marmórea.

Fricassée
Pronúncia: O correto é “frícacê”.
Significado: É o preparo de carnes, frutos do mar e aves em pequenos pedaços com o acréscimo de molho branco.

Gratin
Pronúncia: O correto é “graatan”.
Significado: É o termo francês para indicar um alimento gratinado.

Julienne
Pronúncia: O correto é “juliane”.
Significado: É o corte de vegetais em palitos ou lâminas finas para o preparo de entradas ou sopas.

Maître
Pronúncia: O correto é “métri”.
Significado: Em francês, o termo significa mestre. Em português, é um termo que faz referência à pessoa que agenda clientes em restaurantes e coordena o atendimento para garantir eficiência máxima.

Mise em place
Pronúncia: O correto é “miz on plas”.
Significado: De origem francesa, é um termo que significa “pôr em ordem, fazer a disposição”.

Mirepoix
Pronúncia: O correto é “mirpoá”.
Significado: Mistura de vegetais típicos da França utilizada na preparação de algum prato ou caldo. Cebola, aipo e cenoura são os ingredientes mais tradicionais, que são utilizados cortados em pequenos pedaços e salteados na manteiga.

Pâtisserie
Pronúncia: O correto é “pâtisserri”.
Significado: É um termo utilizado para designar padaria francesas especializadas em bolos e doces. No entanto, esses estabelecimentos recebem essa designação na França apenas se tiverem um maître pâtissier (pronúncia: “métri pâtissirri”) licenciado, que é um chef de massas que passou por um longo processo de formação.
O termo também é utilizado para designar os doces em massas preparados pelo pâtissier.

Roux
Pronúncia: O correto é “ru”.
Significado: Derivado do francês vermelho alaranjado ou ruivo, é uma preparação da culinária francesa. O termo é utilizado para o cozimento da farinha de trigo em manteiga derretida até se transformar em um creme espesso e homogêneo.

Sauté
Pronúncia: O correto é “sotê”.
Significado: É o procedimento de tostar um ingrediente em uma superfície de gordura quente ou manteiga.

Cartoccio
Pronúncia: O correto é “cartochio”.
Significado: É uma técnica italiana em que o alimento é cozido após ser embrulhado em papel-manteiga ou alumínio. O cozimento é lento e com temperatura abaixo da fervura.

Ragu
Significado: É um prato de origem italiana que contém carne cozida e um molho de vinho e creme. Na hora de servir, é acompanhado de uma massa.

Chutney
Pronúncia: O correto é “chotinei”.
Significado: De origem indiana, é uma conserva condimentada que contêm frutas ou legumes que são misturados com alguns ingredientes, como: vinagre, açúcar, gengibre, canela, cravo, cúrcuma e mostarda em grão. Essa mistura é cozida de maneira lenta até atingir o ponto de uma geleia mole.

Fonte: Band.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *