Últimas

Conselho da ONU deve votar resolução sobre acordo nuclear do Irã na segunda-feira

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) – O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) deve votar na segunda-feira uma resolução que aprovaria um acordo que impõe restrições de longo prazo ao programa nuclear do Irã, mas manteria um embargo de armas e uma proibição relativa ao fornecimento de tecnologia de mísseis balísticos, disse um diplomata norte-americano.

A votação está agendada para as 9h (10h em Brasília) de segunda-feira, acrescentou o diplomata.

De acordo com o rascunho do texto, sete resoluções anteriores da ONU contra o Irã serão encerradas quando a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) apresentar um relatório ao Conselho atestando que o Irã tem implementado algumas medidas relacionadas à questão nuclear.

A linguagem da resolução foi negociada como parte do acordo alcançado na terça-feira em Viena entre o Irã, os cinco membros com poder de veto do Conselho de Segurança –Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha e França– a Alemanha e a União Europeia.

Em troca da suspensão das sanções dos EUA, da UE e da ONU, o Irã concordou em limitar a longo prazo seu um programa nuclear que, segundo o Ocidente, tinha o objetivo de desenvolver uma bomba atômica. Teerã alega que suas atividades nucleares têm fins pacíficos.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *